TEX­TOS MO­TI­VA­DO­RES

PRO­POS­TA DE RE­DA­ÇÃO ENEM 2016 2ª APLI­CA­ÇÃO

Superguia Enem - Português e Redação - - Sumário -

TEX­TO I

As­cen­den­do à con­di­ção de tra­ba­lha­dor li­vre, an­tes ou de­pois da abo­li­ção, o ne­gro se via jun­gi­do a no­vas for­mas de ex­plo­ra­ção que, em­bo­ra me­lho­res que a es­cra­vi­dão, só lhe per­mi­ti­am in­te­grar-se na so­ci­e­da­de e no mun­do cul­tu­ral, que se tor­na­ram seus, na con­di­ção de um sub­pro­le­ta­ri­a­do com­pe­li­do ao exer­cí­cio de seu an­ti­go pa­pel, que con­ti­nu­a­va sen­do prin­ci­pal­men­te o de ani­mal de ser­vi­ço. [...] As ta­xas de anal­fa­be­tis­mo, de cri­mi­na­li­da­de e de mor­ta­li­da­de dos ne­gros são, por is­so, as mais ele­va­das, re­fle­tin­do o fra­cas­so da so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra em cum­prir, na prá­ti­ca, seu ide­al pro­fes­sa­do de uma de­mo­cra­cia ra­ci­al que in­te­gras­se o ne­gro na con­di­ção de ci­da­dão in­di­fe­ren­ci­a­do dos de­mais.

Ri­bei­ro, D. O po­vo bra­si­lei­ro: a for­ma­ção e o sen­ti­do do Bra­sil. São Pau­lo: Com­pa­nhia

das Le­tras, 1995 (frag­men­ta­do).

TEX­TO II

LEI Nº 7.716, DE 5 DE JA­NEI­RO DE 1989 De­fi­ne os cri­mes re­sul­tan­tes de pre­con­cei­to de ra­ça ou de cor

Art. 1º — Se­rão pu­ni­dos, na for­ma des­ta Lei, os cri­mes re­sul­tan­tes de dis­cri­mi­na­ção ou pre­con­cei­to de ra­ça, cor, et­nia, re­li­gião ou pro­ce­dên­cia na­ci­o­nal.

TEX­TO III

TEX­TO IV

O que são ações afir­ma­ti­vas? Ações afir­ma­ti­vas são po­lí­ti­cas pú­bli­cas fei­tas pe­lo go­ver­no ou pe­la ini­ci­a­ti­va pri­va­da com o ob­je­ti­vo de cor­ri­gir de­si­gual­da­des ra­ci­ais pre­sen­tes na so­ci­e­da­de, acu­mu­la­das ao lon­go de anos.

Uma ação afir­ma­ti­va bus­ca ofe­re­cer igual­da­de de opor­tu­ni­da­de a to­dos. As ações afir­ma­ti­vas po­dem ser de três ti­pos: com o ob­je­ti­vo de re­ver­ter a re­pre­sen­ta­ção ne­ga­ti­va; pa­ra pro­mo­ver igual­da­de de opor­tu­ni­da­des; e pa­ra com­ba­ter o pre­con­cei­to e o ra­cis­mo.

Em 2012, o Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF) de­ci­diu por una­ni­mi­da­de que as ações afir­ma­ti­vas são cons­ti­tu­ci­o­nais e po­lí­ti­cas es­sen­ci­ais pa­ra a re­du­ção de de­si­gual­da­des e dis­cri­mi­na­ções exis­ten­tes no país.

No Bra­sil, as ações afir­ma­ti­vas in­te­gram uma agen­da de com­ba­te à herança his­tó­ri­ca de es­cra­vi­dão, se­gre­ga­ção ra­ci­al e ra­cis­mo con­tra a po­pu­la­ção ne­gra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.