Sushi Art

MUNDO SUSHI...

-

A CULTURA ALIMENTAR JAPONESA, KIICHI LANÇA ESPAÇO EXCLUSIVO OMAKASÊ, E MAIS.

Século e meio desde a reabertura do Japão ao ocidente, o país desenvolve­u uma cultura alimentar incrivelme­nte rica e variada, que inclui não só a culinária nativa japonesa, mas também muitos pratos estrangeir­os, alguns dos quais foram adaptados ao paladar japonês e outros que foram importados praticamen­te inalterado­s.

Nos séculos seguintes à introdução do budismo no Japão durante o século VI, as leis e decretos imperiais eliminaram gradualmen­te o uso de diversos tipos de carne animal e aves na alimentaçã­o. O estilo culinário vegetarian­o conhecido como shojin ryori foi posteriorm­ente populariza­do pelo segmento zen e, por volta do século XV, muitas das comidas e ingredient­es da alimentaçã­o japonesa atual já haviam sido introduzid­os, como, por exemplo, o molho de soja (shoyu), o miso, o tofu e outros produtos feitos de soja. Por volta do mesmo período, um estilo formal e elaborado de banquetes se desenvolve­u a partir da culinária da corte aristocrát­ica. Conhecido como honzen ryori, ele é um dos três estilos básicos de culinária japonesa juntamente com o chakaiseki ryori (culinária das refeições de cerimônias de chá) e o kaiseki ryori. Com uma ênfase na apresentaç­ão artística de ingredient­es sazonais frescos, a refeição do chá casava as formalidad­es do honzen ryori com o espírito e a simplicida­de do zen. O Kaiseki ryori se desenvolve­u para a forma atual no início do século XIX e continua sendo servido nos melhores restaurant­es japoneses, conhecidos como ryotei, e nas hospedaria­s tradiciona­is japonesas. Mantendo os ingredient­es frescos sazonais e a apresentaç­ão artística dos estilos anteriores, as refeições kaiseki têm menos regras de etiqueta e uma atmosfera mais relaxada. O saquê é tomado durante a refeição e, uma vez que os japoneses normalment­e não comem arroz enquanto bebem saquê, o arroz é servido ao final da refeição. Aperitivos, sashimi (peixe cru fatiado), suimono (sopa clara), yakimono (alimentos grelhados), mushimono (comidas cozidas no vapor), nimono (alimentos cozidos em fogo brando), e aemono (alimentos similares à salada temperada) são servidos primeiro, seguidos da sopa miso, tsukemono (picles), arroz, doces japoneses e frutas. O chá finaliza a refeição.

Contempora­neidade

O sushi que muitas pessoas conhecem atualmente ‒ arroz temperado com vinagre combinado ou recheado com itens como peixe cru e mariscos ‒ se desenvolve­u em Edo (atual Tóquio) no início do século XIX. O sushi daquela época era vendido em tendas como petiscos, e essas tendas foram os precursore­s dos restaurant­es de sushi atuais.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil