NO­VA ERA, REIWA, APÓS 200 ANOS E APRE­SEN­TA­ÇÃO DA TO­CHA OLÍM­PI­CA

Sushi Art - - NESTA EDIÇÃO - Ie­da Ma­ria Cer­quei­ra

Ob­ser­va-se pe­la pri­mei­ra vez que já te­mos mais ido­sos que nas­ci­dos no mun­do. E es­te fa­to já cau­sa pro­ble­mas em al­guns paí­ses. No Ja­pão as áre­as mais afe­ta­das são da pre­vi­dên­cia e saú­de, que in­ves­tem mui­to nos ido­sos e tam­bém já re­fle­tem no mer­ca­do de tra­ba­lho, on­de sur­gem ex­ces­so de va­gas e fal­ta de mão de obra. Mes­mo com a uti­li­za­ção de robôs e au­to­ma­ção, há fal­ta de reposição de no­vas ge­ra­ções. Um dos fa­to­res pa­ra o go­ver­no ja­po­nês fa­ci­li­tar vistos de em­pre­gos aos es­tran­gei­ros nos pró­xi­mos me­ses. Nos de­pa­ra­mos com o fim da Era Hei­sei, com a ab­di­ca­ção do tro­no do im­pe­ra­dor Akihi­to. Abrin­do a Era Reiwa, “Har­mo­nia”. Que se­ja bem-vin­do o no­vo im­pe­ra­dor Na­ruhi­to.

Apre­ci­a­mos como estão os pre­pa­ra­ti­vos das Olim­pía­das de Tó­quio em 2020. Com a apre­sen­ta­ção da to­cha, com o de­se­nho de uma ce­re­jei­ra, com 5 pé­ta­las, cor­res­pon­den­do aos 5 cír­cu­los que re­pre­sen­tam os con­ti­nen­tes que par­ti­ci­pam do even­to. Pro­du­zi­do com me­tal uti­li­za­do no trem-ba­la, 30 por cen­to de ma­te­ri­al re­ci­cla­do, das ca­sas pré-fa­bri­ca­das usa­das pe­los mo­ra­do­res em Fu­kushi­ma, quan­do hou­ve o ter­re­mo­to e tsu­na­mi em 2011. E o de­sig­ner da to­cha nos tons ro­sa, ins­pi­ra­do nos de­se­nhos das cri­an­ças so­bre­vi­ven­tes da tra­gé­dia. Emo­ci­o­nan­te como bus­cam dar no­vo sen­ti­do de sus­ten­ta­bi­li­da­de às emo­ções vi­vi­das. Va­lo­ri­zan­do a tra­je­tó­ria do Ja­pão.

Que im­pe­re pa­ra to­dos o “Ikigai”, ra­zão de vi­ver, fi­lo­so­fia usa­da em Oki­nawa, on­de a lon­ge­vi­da­de de vi­da é uma das mai­o­res do pla­ne­ta, e a so­ci­e­da­de tem como pro­pó­si­to exe­cu­tar o que o faz fe­liz. Boa lei­tu­ra.

Bem-vin­do(a) ao Mun­do SUSHI ART!

PS: as edi­ções im­pres­sas 1 e 2, ca­pas ao lado, estão dis­po­ní­veis em nossa lo­ja vir­tu­al.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.