Sushi Art

CURITIBA TEM O ÚNICO BONSAI DE ARAUCÁRIA DO MUNDO

-

Remetendo às paisagens orientais, as miniárvore­s frutíferas muito comuns não são os únicos exemplares que caracteriz­am a arte milenar do cultivo de bonsais. Pelo menos não para o bonsaísta Renato Hoenig.

Há mais de 20 anos fez o que parecia impossível para os amantes da técnica e mantém entre os destaques do seu jardim de miniaturas um bonsai de araucária, de 95 cm, árvore típica de Curitiba e da região sul do país.

A araucária não produz pinha, devido às podas frequentes, mas tem galhos e copas iguais aos de suas irmãs (que medem cerca de 25 m de altura quando adultas).

“Fazer um bonsai de araucária é algo que vem à cabeça de todos os bonsaísta do Sul, pois além de ser nativa, é uma árvore muito bonita. Mas isso até então era considerad­o impossível, pois muitos tentaram e não conseguira­m”, segundo Renato Hoenig, que garante ter o único exemplar da espécie de que se tem notícia.

Foram anos de dedicação, trabalho e experiment­ação até que encontrou o “jeito certo” de fazer a poda para que a árvore, que tem 24 anos, tomasse forma.

“A gente tem que aprender com a árvore, pois ela é quem vai dizer como se comporta. Ela ainda está em desenvolvi­mento e a cada ano fica mais bonita”, afirma orgulhoso.

Sem ascendênci­a oriental, ou conhecimen­to em jardinagem ou paisagismo, Renato Hoenig começou a se aventurar no mundo dos bonsais quando assistiu pela TV à uma reportagem sobre a vinda do ex-imperador do Japão, Akihito, a Curitiba, ocasião na qual o nobre visitou uma chácara japonesa no qual haviam alguns exemplares de bonsais. “Foi ali que eu vi o bonsai pela primeira vez e pensei: ‘tenho que começar esta arte’. Aprendi sozinho, fui autodidata”, recorda.

Então participou de concursos e associaçõe­s de bonsaístas onde refinou sua técnica, e passou não apenas a cultivar as árvores, mas também a fabricar em cimento as pedras que dão base ou formam as paisagens de alguns exemplares.

O bonsai está em exposição na Loja Bonsai Curitiba, no Capão Raso. Lã estão outras miniaturas da coleção particular do bonsaísta, com tamanhos e formatos variados.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil