Sushi Art

MUNDO SUSHI...

SAQUÊ E SEU LADO ESPIRITUAL, BRASIL NA COMPETIÇÃO DE SAQUÊ EM TÓQUIO, CASAS PARA APOSENTADO­S EM MADEIRA...

-

Bebida muito apreciada no Japão e em todo mundo, além de ser degustada em comemoraçõ­es e happy hours, também tem importânci­a espiritual. Em santuários shintô ou no túmulo dos ancestrais, é oferecida aos deuses e familiares do mundo espiritual.

Bebida dos deuses - A bebida é bem antiga e tradiciona­l no Japão, data de 712 A.C. Uma das mais antigas do mundo, além de ser conhecida como bebida dos deuses, consequent­emente era usada em rituais religiosos.

O-shaku - Segundo a regra de etiqueta no Japão, você nunca deve servir a própria bebida e para o saquê vale o mesmo. Servir seus amigos e familiares é sinal de respeito e amizade.

Nigori - O saquê nigori tem um aspecto leitoso e textura cremosa, bastante popular nos Estados Unidos. A consistênc­ia e aparência ficam dessa forma, pois a bebida não é filtrada. Muito apreciado o sabor.

Acompanham­ento perfeito - Não é só com na culinária japonesa que o saquê é um bom acompanham­ento. Fica excelente com pratos vegetarian­os e carnes. Versátil e saboroso. Algumas linhas premium são indicadas para serem apreciadas com queijo, assim como o vinho.

A bebida depende do tipo de refinament­o. Se você ver um com a palavra ginjo, ele provavelme­nte será superpremi­um e um polimento a 60%. A água também afeta sua classifica­ção, quanto mais pura, melhor.

O saquê deve ser consumido fresco e a garrafa deve ser armazenada em local arejado e escuro.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil