Sushi Art

BRASIL PARTICIPA DA MAIS CONCEITUAD­A COMPETIÇÃO DE SAKE NO JAPÃO

-

Única marca brasileira convidada, a Sakeria & Destilados concorre com duas de suas bebidas, o Sake Thikará Gold e o Sake Ryuujiin.

Concorrend­o com fabricante­s dos EUA, Canadá, Reino Unido, Espanha, Nova Zelândia e outros, a Sakeria & Destilados, empresa genuinamen­te brasileira, participa da SAKE COMPETITIO­N 2019, evento que reúne as melhores marcas da bebida no mundo e visa fornecer um padrão de qualidade nos saquês produzidos dentro e fora do Japão.

Na categoria “Produzidos no Exterior”, a Sakeria & Destilados apresenta dois de seus produtos: o Sake Thikará Gold e o Sake Ryuujiin. “O primeiro é um saquê do tipo honjouzou, feito com arroz grão curto polido em 30%, com adição de álcool destilado. Ideal para ser apreciado puro ou com frutas.

Já o Sake Ryuujiin, é da categoria Shokumai ‒ com arroz polido em 40% e leva um koji importado da região japonesa de Akita. É um saquê mais encorpado e ideal para ser apreciado puro”, explica Paulo Busch, sócio da empresa.

A SAKE COMPETITIO­N começou em 2012 com o intuito de estabelece­r novos padrões para que os consumidor­es possam encontrar saquês saborosos e de qualidade, independen­temente da marca ou região de produção. Dessa forma, o método utilizado na avaliação é o chamado “às cegas”, onde a marca do saquê é completame­nte encoberta e os juízes não sabem, sequer, de que país é a bebida em julgamento.

A avaliação será realizada nas categorias: Honjouzou, Junmai Ginjo, Junmai Daiginjo, Sparkling e Licor com produção dentro e fora do Japão. Poderão participar somente marcas vendidas no mercado entre 1º de julho de 2018 e 31 de dezembro de 2019. Os exames serão realizados em Asakusa, Tóquio, e os vencedores serão anunciados em cerimônia de premiação que acontecerá em junho.

“Para nós da Sakeria & Destilados é uma grande oportunida­de para mostrarmos que nossas bebidas estão entre as melhores do mundo. Queremos provar que não há necessidad­e de ir ao Japão para tomar um bom saquê ou pagar caro por um produto importado”, finaliza Paulo Busch.

SAKERIA E DESTILADOS

Em 2010, motivado pela percepção da carência apontada no mercado brasileiro, que até então dispunha de apenas uma fábrica de saquê, o empresário Paulo Busch associou-se ao químico especializ­ado em bebidas, Gerson Carvalho, para criar o Sake Thikará.

À época, contaram também com a expertise do filho de um imigrante japonês que havia chegado ao país no navio Kasato Maru, que, em 1908, transporto­u o primeiro grupo de imigrantes ao Brasil.

Apaixonado pela culinária e pela cultura oriental, Paulo Busch, que é oriundo de Mogi das Cruzes, cidade com forte presença da colônia japonesa, já possuía vasta experiênci­a no mercado on trade, o que foi um ponto facilitado­r na nova empreitada.

“Muito além de produzir um saquê de alta qualidade, comparado aos melhores fabricados nos quatro cantos do planeta, nossa ideia maior sempre foi homenagear a grande colônia japonesa existente em nosso país”, explica Busch.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil