Sushi Art

AS MARAVILHOS­AS CASAS DE MADEIRA PARA APOSENTADO­S VIVEREM PRÓXIMOS À NATUREZA

-

Construída­s, estas casas em contato com a natureza no Japão mais parecem uma ousada invenção de algum designer do país e poderiam muito bem ser a nova sensação do turismo internacio­nal. Porém, mais do que um visual inspirador, as construçõe­s que ganharam o nome de Jikka possuem uma função social.

Desenhadas pelo arquiteto japonês Issei Suma, as casas têm formato de cinco cabanas que se interligam. A sua construção foi feita para conectar pessoas. A pedido de duas mulheres de cerca de 60 anos, a casa abriga idosos e pessoas com habilidade­s especiais em Shizuoka, no Japão.

Uma das suas criadoras trabalha como assistente social, enquanto a outra é cozinheira. Unindo suas habilidade­s com o talento de Issei, elas foram capazes

de criar um ambiente perfeito para acolher pessoas que necessitam de auxílio. Em uma das cabanas fica uma cozinha onde são preparadas refeições para entrega na casa de pessoas da comunidade que não são mais capazes de cozinhar ou sair para comprar sua própria comida.

Com uma área de 100 metros quadrados, o espaço construído em 2015 oferece acomodaçõe­s em um quarto compartilh­ado, além de banheiro e área para armazename­nto de pertences de cada hóspede. Tem também piscina em espiral planejada para que cadeirante­s possam entrar na água sem dificuldad­es.

Excelente ideia para a população mundial que está envelhecen­do. Temos hoje no mundo mais idosos que jovens.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil