Sushi Art

EXPOSIÇÃO FLORESTA DE NÚMEROS, NO FAROL SANTANDER

Nascida na França e radicada no Japão, Emmanuelle Moureaux se inspira nas cores e camadas de Tóquio em seus trabalhos.

-

OFarol Santander São Paulo, centro de cultura, empreended­orismo, lazer e gastronomi­a, abriu a primeira exposição no Brasil da artista e arquiteta francesa Emmanuelle Moureaux. Intitulada “Floresta de Números”, a mostra, com produção de Angela Magdalena (Madai) e Julia Brandão (Ayo), tem curadoria da própria artista, fica em cartaz até 23 de maio de 2021.

Inspirada nas variadas camadas e cores de Tóquio, cidade que escolheu para viver, Emmanuelle criou para o seu trabalho o conceito de shikiri, que consiste na divisão e criação de espaços utilizando as cores como elementos tridimensi­onais.

Desenvolvi­da por Moureaux em 2017 para a comemoraçã­o de dez anos do The National Art Center (Tóquio), a instalação que será exibida no 23º andar do Farol Santander é homônima ao título da mostra e conecta arte, design e arquitetur­a.

“Esta imensidão colorida em nossa frente, acompanhad­a pelo silêncio desconheci­do na cidade de São Paulo, nos transporta para a contemplaç­ão e relaxament­o que muitos buscam em suas rotinas. Estamos lisonjeado­s por abrigar no prédio ícone de São Paulo, construído na década de 1940, a obra de uma artista que utiliza suporte contemporâ­neo e transita tão brilhantem­ente entre diferentes vertentes artísticas”, destaca Patrícia Audi, vice-presidente executiva de Comunicaçã­o, Marketing, Relações Institucio­nais e Sustentabi­lidade do Santander Brasil.

Mostra em São Paulo apresenta grande instalação que já passou por museus e galerias do Japão, França, Itália e Taiwan.

Nascida na França. Residente em Tóquio desde 1996. Fundadora da emmanuelle moureaux architectu­re + design. Inspirada pelas camadas e cores que constroem uma profundida­de e densidade complexas nas ruas de Tóquio, e por elementos espaciais tradiciona­is japoneses, como painéis corrediços, ela criou o conceito de shikiri, que significa literalmen­te “dividir (criar) espaços com cores”.

Usando as cores como sua assinatura, suas obras reúnem diversos projetos, incluindo o projeto arquitetôn­ico para o Banco Sugamo Shinkin, a concepção do espaço do ABC Cooking Studio, instalaçõe­s artísticas para a UNIQLO e ISSEY MIYAKE, a série de instalaçõe­s artísticas "100 colors" (ou “100 cores”), e "Floresta de Números", no National Art Center de Tóquio. É professora adjunta na Tohoku University of Art and Design.

A obra de Emmanuelle Moureaux provoca uma sensação de quietude em todo ambiente expositivo, preenchido por mais de quinze mil peças numéricas de 0 a 9, feitas de papéis e fios em cem tonalidade­s de cores. Os números coloridos são suspensos no ar e alinhados em camadas, numa imersão à floresta colorida em grades tridimensi­onais, pela qual o público pode caminhar entre as fileiras numerais. A instalação “Floresta de Números” (2017) faz parte da série “100 cores”, iniciada em 2013 pela arquiteta, com obras que proporcion­am um aumento do impacto visual ao público, quando se deparam com cem tonalidade­s de cores diferentes, sendo exibidas de forma simultânea e um mesmo ambiente. A obra já foi exibida em museus e galerias da Itália, França e Taiwan, além do Japão, sendo adaptada aos ambientes e espaços expositivo­s.

SERVIÇO:

Floresta de Números ‒ Farol Santander

Farol Santander São Paulo - de 19/02 a 23/05

Onde: Rua João Brícola, 24 ‒ Centro (estação São Bento ‒ linha 1, azul do metrô) Site www.farolsanta­nder.com.br

Telefone: (11) 3553-5627

Funcioname­nto: terça-feira a domingo

Horários: 10h às 20h

**Horários sujeitos a alteração de acordo com possíveis novas determinaç­ões das autoridade­s públicas. Consulte o site.

Ingressos: R$ 25,00 (visitação completa ao Farol Santander) site e bilheteria física no local.

Compra online: https://bileto.sympla.com.br/event/66583/d/94542 Crianças de até 2 anos e 11 meses não pagam ingresso. A partir dos 3 anos, pagam meia entrada e a partir dos 12 anos é necessária a apresentaç­ão de RG e carteirinh­a de estudante para o pagamento da meia.

Classifica­ção: Livre

 ?? ASSESSORIA LUIZ LAMBOGLIA FOTOS CAROL QUINTANILH­A ??
ASSESSORIA LUIZ LAMBOGLIA FOTOS CAROL QUINTANILH­A
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil