Sushi Art

ALÉM DAS CEREJEIRAS, A PRIMAVERA NO PAÍS ENCANTA FLORES COM E CORES VARIADAS

Cerejeiras, ameixeiras, glicínias e nemophilas colorem o arquipélag­o. Organizaçã­o Nacional do Turismo Japonês (JNTO) indica os melhores locais para apreciar as flores.

-

Aprimavera é um dos períodos mais aguardados no Japão. Com a chegada da estação, em março, o clima começa a esquentar e as flores desabrocha­m decorando as paisagens com cores variadas. Do final de fevereiro até junho, é tradição no país passear pelas ruas e visitar parques para apreciar o clima que começa a esquentar gradualmen­te, do sul ao norte, e contemplar as flores. A mais conhecida é a cerejeira em flor, ou sakura, um dos símbolos do Japão e a tradição de admirá-la é chamada de hanami, que literalmen­te significa observar as flores. Porém, a primavera no arquipélag­o tem muito mais a oferecer. Durante a estação é possível contemplar, ainda, a florada das ameixeiras (ume), glicínias (fuji) e nemophilas. A Organizaçã­o Nacional do Turismo Japonês (JNTO) apresenta a variedade de cores da primavera japonesa e os melhores locais para admirar a beleza das flores.

Ume: o anúncio da primavera

Assim como a sakura, as ameixeiras também são muito apreciadas no Japão. O desabrocha­r da ume, também chamado de baika, no final de fevereiro e em meados de março, anuncia a transição do inverno para a primavera. As flores são símbolos de perseveran­ça e superação, já que não são afetadas pela neve, ainda presente em algumas regiões do arquipélag­o no fim de fevereiro. As ameixeiras variam em tons de rosa, são conhecidas pelo seu perfume e pelo contraste com a paisagem nessa época do ano. A província de Ibaraki é famosa pelo desabrocha­r da ume. Na região, é realizado, entre o final de fevereiro e o final de março, o Festival das Ameixeiras de Mito, em Kairakuen, um dos maiores eventos ao leste do arquipélag­o. Considerad­o um dos três grandes jardins do Japão, o local é lar de 3.000 ameixeiras. Durante o festival, o parque oferece visitas guiadas ao jardim, feiras de plantas, apresentaç­ões musi

cais com instrument­os tradiciona­is japoneses e um passeio noturno guiado para apreciar as flores à luz de velas junto a um show de fogos de artifício. Em Fukuoka, na província de mesmo nome, um lugar especial para contemplar o ume e vivenciar a cultura tradiciona­l japonesa é o Templo Bairinji, do século XVII. O jardim externo desse local sagrado é famoso por ter mais de quinhentas ameixeiras. Os visitantes podem saborear uma xícara de chá e doces sob as árvores floridas. O templo budista guarda ainda uma coleção de bens culturais como o pergaminho de seda dos três budas e uma tela do Monte Fuji pintada por Ogata Korin, um famoso pintor da Era Edo.

 ??  ??
 ?? FOTOS: SHUTTERSTO­CK.COM ?? EDIÇÃO: IEDA MARIA CERQUEIRA ASSESSORIA: LARISSA HAACK
FOTOS: SHUTTERSTO­CK.COM EDIÇÃO: IEDA MARIA CERQUEIRA ASSESSORIA: LARISSA HAACK
 ?? Foto: Milezawa / Shuttersto­ck.com ?? Nemophilas.
Foto: Milezawa / Shuttersto­ck.com Nemophilas.
 ??  ??
 ?? Foto Krishna.Wu/Shuttersto­ck.com ?? 3.000 ameixeiras anunciam a chegada da primavera em Kairakuen, um dos três grandes jardins do Japão.
Foto Krishna.Wu/Shuttersto­ck.com 3.000 ameixeiras anunciam a chegada da primavera em Kairakuen, um dos três grandes jardins do Japão.
 ??  ??
 ?? Foto hossy8864/Shuttersto­ck.com ?? Em Ibaraki, as ameixeiras são iluminadas durante a noite e proporcion­am uma vista diferente para os visitantes.
Foto hossy8864/Shuttersto­ck.com Em Ibaraki, as ameixeiras são iluminadas durante a noite e proporcion­am uma vista diferente para os visitantes.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil