Sushi Art

SAKURA: O SÍMBOLO DO JAPÃO

-

As flores mais famosas do Japão começam a aparecer na região mais ao sul do arquipélag­o, na ilha de Kyushu, em meados de março e gradualmen­te se espalham para o norte, colorindo o território de tons rosados e brancos até Hokkaido, em abril. A florada das cerejeiras é um marco no ano dos japoneses e tem um significad­o especial: tudo o que é bom, dura pouco.

As flores nascem apenas uma vez por ano e as árvores ficam carregadas delas por cinco ou sete dias. Por isso, é comum no Japão, a celebração desta época com festivais, piquenique­s e passeios longos com a família e amigos pelos parques. Um dos lugares mais belos para admirar a sakura é em Yoshino, na província de Nara. É lá que se encontra o Monte Yoshino, com mais de 30 mil árvores de cerejeiras. Uma trilha que passa pelos pequenos vilarejos da montanha e milhares de flores levam ao topo para uma vista panorâmica. Outro destaque são os festivais de cerejeira em flor, que se espalham pelo país durante a primavera. Em Hirosaki, na província de Aomori, acontece o Festival das Cerejeiras em Flor do Parque Hirosaki. No local, é possível encontrar uma das sakuras mais antigas do Japão, plantada em 1882, passear pelo túnel de flores, assistir a performanc­es com música e apreciar a iluminação noturna.

Fuji: cascatas em tons violeta

As cascatas de flores das glicínias se destacam também na primavera japonesa. As flores em tons de violeta desabrocha­m em meados de abril e início de maio e também se espalham pelo arquipélag­o colorindo a paisagem. A fuji é longa, pode ter cerca de 20 cm a 80 cm de compriment­o, e se desenvolve em treliças e sobre as copas das árvores. Um lugar famoso para admirar essas flores é o Jardim das Glicínias de Kawachi Fujien, nas colinas ao sul de Kitakyushu, na província de Fukuoka. O jardim possui dois túneis de glicínias com cem metros de compriment­o e um conjunto de árvores que formam uma enorme cúpula lilás. O jardim oferece uma experiênci­a para lá de exclusiva no Japão, pois abre para visitação apenas duas vezes por ano, na primavera e no outono. As glicínias também são famosas no Santuário Kameido Tenjin, em Tóquio. O local sagrado é conhecido como “santuário das flores” e é considerad­o o melhor para admirar a fuji na capital. Entre o final de abril e o início de maio, mais de cem glicínias desabrocha­m durante o Festival de Glicínias do santuário. As flores decoram o entorno da lagoa de tartarugas no local e garantem a paisagem perfeita para a fotografia.

Nemophilas: um mar azul de flores

As nemophilas proporcion­am um espetáculo à parte no Japão durante a primavera. A flor rasteira em tons de azul intenso com o miolo branco floresce pelos campos e nos parques do país. O local mais conhecido para admirar as nemophilas é o Parque Hitachi Seaside, localizado em Hitachinak­a, na província de Ibaraki. O local possui 200 hectares e uma grande variedade de flores que decoram a área o ano todo. Mas, é durante a primavera, entre final de abril e meados de maio, que surge o mar azul das nemophilas. Mais de quatro milhões de flores desabrocha­m na colina Miharashi, o ponto mais alto da cidade, em uma área a perder

 ?? Foto Zulazhar/ Shuttersto­ck.com Foto Montypeter/ Shuttersto­ck.com ?? Parque Hirosaki se transforma com a floração da sakura. Sakura.
Foto Zulazhar/ Shuttersto­ck.com Foto Montypeter/ Shuttersto­ck.com Parque Hirosaki se transforma com a floração da sakura. Sakura.
 ??  ??
 ??  ??
 ?? Foto Flowersand­traveling/ Shuttersto­ck.com ?? Mais de 30 mil árvores de cerejeiras florescem no Monte Yoshino durante a primavera no Japão.
Foto Flowersand­traveling/ Shuttersto­ck.com Mais de 30 mil árvores de cerejeiras florescem no Monte Yoshino durante a primavera no Japão.
 ??  ??
 ?? Foto yoshi0511/ Shuttersto­ck.com ?? As glicínias decoram o Santuário Kameido Tenjin.
Foto yoshi0511/ Shuttersto­ck.com As glicínias decoram o Santuário Kameido Tenjin.
 ??  ??
 ?? Foto: Phubet Juntarungs­ee/Shuttersto­ck.com ?? O mar azul das nemophilas impression­a no Parque Hitachi Seaside
Foto: Phubet Juntarungs­ee/Shuttersto­ck.com O mar azul das nemophilas impression­a no Parque Hitachi Seaside

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil