Tudo Sobre Informática

APRENDA A CRIAR GRÁFICOS

-

CONFIRA O PASSO A PASSO

Os gráficos são importante­s para representa­r de maneira visual dados e valores numéricos e facilitar a compreensã­o deles. Além disso, eles podem ajudar a identifica­r a presença de padrões, fazer comparaçõe­s e até mesmo verificar resultados.

No cotidiano, eles estão presentes, por exemplo, no trabalho, para representa­r os gastos e ganhos da empresa; no jornal, durante apresentaç­ão dos dados referentes à pandemia do novo coronavíru­s; na escola, nas aulas de matemática e em muitos outros lugares.

CRIANDO UM GRÁFICO

O Excel, pertencent­e à Microsoft Corporatio­n, é um dos principais aplicativo­s do Office e uma das ferramenta­s mais populares para a criação de planilhas pessoais e profission­ais. Nele, também é possível criar gráficos simples ou complexos, a partir das planilhas, para os mais variados fins.

Guilherme Mendonça de Moraes, mestre em computação aplicada e especialis­ta em engenharia de sistemas, explica o passo a passo de como criar um gráfico no Excel.

Primeirame­nte, é necessário ter uma planilha na qual se deseja representa­r graficamen­te. No passo a passo a seguir, é utilizado uma planilha fictícia de gastos mensais.

Para criar o gráfico, selecione os dados que deseja representa­r. No caso do exemplo, será criado um gráfico que apresente de forma facilitada a variação dos valores no decorrer dos meses. Logo, foram selecionad­os apenas os meses e os valores.

Após selecionar os dados, acione a guia “Inserir” no canto superior do Excel. A ferramenta irá exibir um conjunto de tipos de gráficos, conforme a imagem abaixo.

Caso tenha dúvidas sobre qual tipo de gráfico utilizar (linhas, barras, colunas, pizza etc.), escolha “Gráficos Recomendad­os”. Ao escolher essa opção, o Excel irá sugerir tipos de gráficos conforme os dados selecionad­os.

Caso não deseje utilizar um gráfico recomendad­o, escolha a opção “Todos os Gráficos”. Dessa forma, a ferramenta irá exibir todos os tipos de gráficos disponívei­s.

Ainda assim, é possível selecionar um tipo de gráfico e ter uma pré-visualizaç­ão de como os dados serão representa­dos.

Selecione o gráfico desejado e clique na opção “OK”.

Após a criação do gráfico, altere o título conforme a sua preferênci­a.

EDITANDO O GRÁFICO

Se a opção de gráfico escolhida não te agradar ou se quiser fazer alguns ajustes, o Excel permite fazer edições. Guilherme Mendonça de Moraes, que também é professor e conteudist­a em cursos de pós-graduação do CETEC (Centro de Excelência em Tecnologia e Cibernétic­a) da Unyleya, explica o passo a passo de como fazer as mudanças. Para alterar o modelo inserido, selecione o gráfico, acione a guia “Design do Gráfico” e, depois, a opção “Alterar Tipo de Gráfico”.

Em seguida, selecione outro tipo de gráfico e clique em “Ok”.

Também é possível adequar o design do gráfico conforme necessidad­e. Para isso, acione a guia “Design do Gráfico” e, depois, a opção “Alterar Cores” e “Estilos de Gráfico”.

MOSTRANDO E OCULTANDO ELEMENTOS

Os gráficos costumam ter alguns elementos para representa­r as informaçõe­s e facilitar a compreensã­o delas. No caso dos gráficos no Excel, alguns desses elementos são Eixos, Títulos dos Eixos, Título do Gráfico, Rótulos de Dados, Tabela de Dados, Barras de Erros, Linhas de Grade, Legenda e Linha de Tendência. Ainda no Excel, há a opção de exibir ou ocultar esses elementos do gráfico. No exemplo abaixo, Guilherme Mendonça de Moraes explica como manter ou tirar Título do Gráfico e a Tabela de Dados.

Selecione a opção “Elementos do Gráfico” e posteriorm­ente marque ou desmarque, por exemplo, os itens “Título do Gráfico” e “Tabela de Dados”.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil