Lamy co­gi­ta OMC sem os EUA

Valor Econômico - - PRIMEIRA PÁGINA - Mar­sí­lea Gom­ba­ta

O mun­do pre­ci­sa se de­fen­der da pos­sí­vel ten­ta­ti­va do go­ver­no Do­nald Trump de im­plo­dir a Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al do Co­mér­cio (OMC) e es­tar pre­pa­ra­do pa­ra uma OMC sem os Es­ta­dos Uni­dos, dis­se on­tem, em São Paulo, o ex­di­re­tor-ge­ral do ór­gão Pas­cal Lamy.

Se­gun­do ele, é di­fí­cil sa­ber se Trump bus­ca van­ta­gens co­mer­ci­ais es­pe­cí­fi­cas pa­ra os EUA ou se sim­ples­men­te quer aca­bar com a OMC e vol­tar às ne­go­ci­a­ções bi­la­te­rais. “Pen­sar em uma OMC sem os EUA tal­vez se­ja uma op­ção ne­ces­sá­ria pa­ra que não se­ja­mos chan­ta­ge­a­dos. Se a op­ção é ‘vo­cê faz is­so ou eu saio’, en­tão é pre­ci­so ter a con­tra­op­ção: ‘vo­cê sai, mas eu não’”, dis­se.

Ape­sar da fal­ta de cla­re­za em re­la­ção aos pla­nos de Trump, Lamy vê ris­cos li­mi­ta­dos de uma es­ca­la­da na guer­ra co­mer­ci­al en­tre Es­ta­dos Uni­dos e China. Is­so por­que há for­ças nos EUA que con­si­de­ram o embate pre­ju­di­ci­al à eco­no­mia ame­ri­ca­na e, tam­bém, por­que os chi­ne­ses são “ex­tre­ma­men­te ra­ci­o­nais” e se com­por­ta­rão de mo­do a não ha­ver uma es­ca­la­da.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.