Es­tu­dos pa­ra ca­pi­ta­li­zar Ele­tro­bras se­rão man­ti­dos

Valor Econômico - - BRASIL - Cris­ti­a­ne Bon­fan­ti

De­pois da po­lê­mi­ca en­vol­ven­do o de­cre­to que in­clui­rá a Ele­tro­bras no Pla­no Na­ci­o­nal de De­ses­ta­ti­za­ção (PND), o mi­nis­tro da Se­cre­ta­ria de Go­ver­no, Carlos Ma­run, dis­se on­tem que o go­ver­no ela­bo­ra­rá “um dis­po­si­ti­vo” pa­ra dei­xar cla­ro que con­tra­ta­rá os es­tu­dos pa­ra a ca­pi­ta­li­za­ção da Ele­tro­bras.

Se­gun­do Ma­run, não há qual­quer ten­ta­ti­va de su­plan­tar ou ul­tra­pas­sar a po­si­ção do Con­gres­so Na­ci­o­nal a res­pei­to do as­sun­to e que es­se pro­ces­so só se­rá ini­ci­a­do com o aval do Le­gis­la­ti­vo.

“Fa­la­mos so­bre a Ele­tro­bras, pa­ra que se­ja ela­bo­ra­do al­gum ti­po de dis­po­si­ti­vo – de­cre­to ou al­go se­me­lhan­te – que dei­xe cla­ro que o ob­je­ti­vo é a con­ti­nu­a­ção das ava­li­a­ções e dos es­tu­dos vi­san­do à ca­pi­ta­li­za­ção da Ele­tro­bras e não qual­quer ten­ta­ti­va de, di­ga­mos, su­plan­tar ul­tra­pas­sar­mos a po­si­ção do con­gres­so na­ci­o­nal a res­pei­to do as­sun­to”, dis­se ele, de­pois de reu­nião com o mi­nis­tro da Fa­zen­da, Edu­ar­do Gu­ar­dia, na se­de do mi­nis­té­rio. “Que­re­mos ca­pi­ta­li­zar a Ele­tro­bras. Is­so é ab­so­lu­ta­men­te ne­ces­sá­rio, mas va­mos fa­zer is­so com o apoio do Con­gres­so”, dis­se.

Na se­ma­na pas­sa­da, o go­ver­no abriu uma po­lê­mi­ca com o Con­gres­so de­pois de o no­vo mi­nis­tro de Mi­nas e Ener­gia, Mo­rei­ra Fran­co, afir­mar que pu­bli­ca­ria um de­cre­to in­cluin­do a Ele­tro­bras no PND. As afirmações de Mo­rei­ra cau­sa­ram re­a­ção en­tre par­la­men­ta­res — in­clu­si­ve do pre­si­den­te da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos, Ro­dri­go Maia — e o do­cu­men­to não foi pu­bli­ca­do.

Os par­la­men­ta­res es­pe­ra­vam uma me­di­da pro­vi­só­ria que ser­vi­ria ape­nas pa­ra con­tra­tar os ser­vi­ços ju­rí­di­cos que em­ba­sa­ri­am a di­lui­ção do ca­pi­tal da em­pre­sa, mas sem ini­ci­ar a ven­da de ações, o que ocor­re­ria após o Con­gres­so dis­cu­tir o as­sun­to por pro­je­to de lei. Ma­run afir­mou que a ex­pec­ta­ti­va é que a ca­pi­ta­li­za­ção da Ele­tro­bras ocor­ra no pri­mei­ro se­mes­tre.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.