Es­tu­do apon­ta os gar­ga­los do trans­por­te por ca­mi­nhão em re­giões me­tro­po­li­ta­nas

Valor Econômico - - BRASIL - Ra­fa­el Bi­ten­court

As se­te mai­o­res re­giões me­tro­po­li­ta­nas do país têm ofe­re­ci­do res­tri­ções à mo­vi­men­ta­ção de ca­mi­nhões no de trans­por­te de car­gas, se­gun­do le­van­ta­men­to di­vul­ga­do on­tem pe­la Con­fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal do Trans­por­te (CNT). Os pro­ble­mas en­fren­ta­dos pe­las trans­por­ta­do­ras de car­ga sur­gi­ram do pro­ces­so de ur­ba­ni­za­ção ace­le­ra­da do Bra­sil nas úl­ti­mas dé­ca­das, que “trou­xe com­ple­xi­da­de e de­sa­fi­os” pa­ra a lo­gís­ti­ca de abas­te­ci­men­to des­sas ci­da­des.

O “Lo­gís­ti­ca Ur­ba­na: Res­tri­ções aos Ca­mi­nhões?” ava­li­ou as con­di­ções de trans­por­te de car­ga nas se­guin­tes re­giões me­tro­po­li­ta­nas: São Paulo, Be­lo Ho­ri­zon­te, Cu­ri­ti­ba, Por­to Ale­gre, Goi­â­nia, Re­ci­fe e Ma­naus. Es­sas re­giões me­tro­po­li­ta­nas res­pon­dem por 84% da po­pu­la­ção bra­si­lei­ra, on­de cir­cu­lam 96,7 mi­lhões de veí­cu­los au­to­mo­to­res.

As res­tri­ções ao trân­si­to de ca­mi­nhões en­vol­vem o ri­gor de re­gras mu­ni­ci­pais pa­ra cir­cu­la­ção em cen­tros ur­ba­nos, pro­ble­mas de in­fra­es­tru­tu­ra, si­na­li­za­ção e fis­ca­li­za­ção. “Is­so di­fi­cul­ta o pla­ne­ja­men­to do trans­por­te de car­gas, aumenta os cus­tos ope­ra­ci­o­nais e di­mi­nui a qua­li­da­de dos ser­vi­ços de abas­te­ci­men­to das ci­da­des”, re­la­ta o es­tu­do.

Com o au­men­to dos cus­tos ope­ra­ci­o­nais, as trans­por­ta­do­ras des­se seg­men­to che­ga­ram a cri­ar as ta­xas de di­fi­cul­da­de de en­tre­ga (TDE) e de res­tri­ção do trân­si­to (TRT) que va­ri­am de 15% a 20% so­bre o va­lor do fre­te. Mui­tas ci­da­des, em vez de aper­fei­ço­ar o sis­te­ma de trá­fe­go pa­ra re­ce­ber os ca­mi­nhões, proí­bem a cir­cu­la­ção ou es­ta­be­le­cem “ja­ne­las ho­rá­ri­as” pa­ra mo­vi­men­ta­ção dos veí­cu­los em zo­nas e vi­as es­pe­cí­fi­cas.

A CNT de­fen­de re­a­li­za­ção de “obras de ma­nu­ten­ção e de ex­pan­são da in­fra­es­tru­tu­ra ur­ba­na, es­pe­ci­al­men­te em anéis ro­do­viá­ri­os”. A en­ti­da­de pe­de mais áre­as de car­ga e des­car­ga e mais se­gu­ran­ça nos lo­cais de pa­ra­da e des­can­so.

A

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.