Câm­bio pode ser no­va área de atri­to

Valor Econômico - - INTERNACIONAL -

O pre­si­den­te americano, Do­nald Trump, acu­sou a China e a Rús­sia de des­va­lo­ri­za­rem su­as mo­e­das, abrin­do uma no­va fren­te em seu ar­gu­men­to de que go­ver­nos es­tran­gei­ros se apro­vei­tam da eco­no­mia dos EUA pa­ra con­se­guir se ex­pan­dir.

As acu­sa­ções de Trump são fei­tas três di­as de­pois de o Te­sou­ro dos EUA ter di­vul­ga­do um re­la­tó­rio no qual diz que ne­nhum país es­tá ma­ni­pu­lan­do sua ta­xa de câm­bio.

“A Rús­sia e a China estão jo­gan­do o jogo da des­va­lo­ri­za­ção cam­bi­al, no mo­men­to em que os EUA continuam au­men­tan­do as ta­xas de ju­ros. Não é acei­tá­vel!”, es­cre­veu Trump no Twit­ter.

O ata­que ali­men­ta a dis­pu­ta co­mer­ci­al en­tre EUA e China, ao mes­mo tem­po em que é di­re­ci­o­na­do à Rús­sia, con­tra quem os EUA re­cen­te­men­te im­pu­se­ram san­ções.

Após o tuí­te de Trump, o Blo­om­berg Dol­lar In­dex caiu pa­ra o me­nor ní­vel des­de 27 de mar­ço. “É mais um si­nal im­plí­ci­to do de­se­jo do go­ver­no por um dó­lar mais fra­co, es­pe­ci­al­men­te con­tra os prin­ci­pais par­cei­ros co­mer­ci­ais”, dis­se Vi­raj Pa­tel, es­tra­te­gis­ta do ING Gro­ep NV. “As ex­pec­ta­ti­vas de dó­lar mais fra­co per­ma­ne­ce­rão no mer­ca­do de câm­bio, es­pe­ci­al­men­te se Trump man­ti­ver o fo­co em po­lí­ti­ca mer­can­ti­lis­ta.”

Nos úl­ti­mos 12 me­ses, o yu­an chi­nês va­lo­ri­zou 10% em re­la­ção ao dó­lar. O ru­blo en­fra­que­ceu qua­se 10% em re­la­ção ao dó­lar no ano pas­sa­do, sen­do boa par­te des­sa queda de­pois de os EUA anun­ci­a­rem re­cen­te­men­te no­vas san­ções con­tra mag­na­tas rus­sos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.