Pes­qui­sa

Valor Econômico - - OPINIÃO -

Vi­ve­mos tem­pos es­tra­nhos. O can­di­da­to fa­vo­ri­to, que po­de­ria ga­nhar a elei­ção pre­si­den­ci­al com até 48% dos vo­tos no se­gun­do tur­no, es­tá pre­so. Di­an­te de sua au­sên­cia, mais de 25% não in­di­ca can­di­da­to. O vo­lá­til ce­ná­rio com cin­co can­di­da­tos, na fai­xa en­tre 7% e 17% de vo­tos, in­di­ca al­ta im­pre­vi­si­bi­li­da­de no pri­mei­ro tur­no. Há al­ta pro­ba­bi­li­da­de de dois can­di­da­tos so­ma­rem me­nos de 40% dos vo­tos, mas dis­pu­ta­rem o se­gun­do tur­no con­tra a in­ten­ção de mais 60%. A so­ma da abs­ten­ção com os vo­tos nu­los e em bran­co, em pa­ta­mar aci­ma de 50% do elei­to­ra­do na­ci­o­nal, po­de­ria pro­vo­car o ques­ti­o­na­men­to da le­gi­ti­mi­da­de do ven­ce­dor, após acir­ra­da e po­la­ri­za­da dis­pu­ta elei­to­ral em ou­tu­bro.

A pes­qui­sa elei­to­ral de in­ten­ção de vo­to do Da­ta­fo­lha, di­vul­ga­da no fim de se­ma­na e co­le­ta­da en­tre os di­as 11 e 13 de abril em 227 mu­ni­cí­pi­os, ou se­ja, após a pri­são de Lu­la, in­di­ca 9 ce­ná­ri­os, com e sem Lu­la, já que o con­de­na­do ex-pre­si­den­te po­de­rá ser en­qua­dra­do na Lei da Fi­cha Lim­pa! Cu­ri­o­so, é que, o Lu­la, na pes­qui­sa an­te­ri­or à sua pri­são ti­nha 37% de pre­fe­rên­cia, e ago­ra caiu pa­ra 31%... Po­rém, es­ta pes­qui­sa na mé­dia dos ce­ná­ri­os sem o Lu­la, tem Jair Bol­so­na­ro (PSL) com 17%, se­gui­do de Ma­ri­na Sil­va (Re­de) com 15%. E, em­bo­la­dos em 3 lu­gar estão Ci­ro Gomes (PDT), Jo­a­quim Bar­bo­sa (PSB) e Ge­ral­do Alck­min (PSDB), en­tre 8% a 10%. E o se­na­dor do Po­de­mos, Ál­va­ro Di­as, sur­pre­en­de com mé­dia de 4%.

Cra­var re­sul­ta­dos nes­te mo­men­to se­ria exa­ge­ro e pre­ci­pi­ta­ção! Mes­mo por­que, até a da­ta limite pa­ra re­gis­tros de can­di­da­tos pe­los par­ti­dos, que se­rá no pró­xi­mo dia 15 de agos­to, po­de­rá ha­ver mudanças e até de­sis­tên­ci­as... Po­rém, se­ria bom não su­bes­ti­mar o ex-go­ver­na­dor e can­di­da­to tu­ca­no, Ge­ral­do Alck­min, por­que é mui­to bem ava­li­a­do no Es­ta­do de São Paulo, que tem o mai­or co­lé­gio elei­to­ral do país, com 34 mi­lhões de elei­to­res. E a cor­ri­da pre­si­den­ci­al só es­tá co­me­çan­do...

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.