Dir­ceu vol­ta ho­je à ca­deia pa­ra cum­prir 30 anos de pri­são

Juí­za subs­ti­tu­ta de­ter­mi­nou iní­cio da exe­cu­ção pe­nal ho­ras após TRF-4 ne­gar em­bar­go de­cla­ra­tó­rio

Valor Econômico - - POLÍTICA - An­dré Guilherme Vi­ei­ra e Ca­ro­li­na Frei­tas (Co­la­bo­rou Ju­li­a­no Ba­si­le, de No­va York)

Ho­mem for­te do pri­mei­ro go­ver­no Lu­la, o ex-mi­nis­tro da Ca­sa Ci­vil Jo­sé Dir­ceu vol­ta ho­je à ca­deia após ter em­bar­go de de­cla­ra­ção à pe­na de 30 anos e 9 me­ses de re­clu­são re­jei­ta­do, on­tem, em de­ci­são unâ­ni­me do Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Fe­de­ral da 4 Re­gião (TRF-4).

A Cor­te de Por­to Ale­gre já ha­via am­pli­a­do, em abril, con­de­na­ção im­pos­ta pe­lo juiz fe­de­ral Ser­gio Mo­ro ao pe­tis­ta por cri­mes de cor­rup­ção pas­si­va, la­va­gem de di­nhei­ro e or­ga­ni­za­ção cri­mi­no­sa en­vol­ven­do des­vi­os de R$ 46,4 mi­lhões em con­tra­tos re­la­ci­o­na­dos à Pe­tro­bras e à em­prei­tei­ra En­ge­vix, de acor­do com pro­vas apre­sen­ta­das pe­la acu­sa­ção en­quan­to o pro­ces­so tra­mi­tou em pri­mei­ra ins­tân­cia.

Cer­ca de 5 ho­ras de­pois de ter os em­bar­gos de­cla­ra­tó­ri­os ne­ga­dos pe­lo TRF-4, a juí­za subs­ti­tu­ta de Ser­gio Mo­ro na 13 Va­ra Fe­de­ral Cri­mi­nal de Cu­ri­ti­ba, Ga­bri­e­la Hardt, de­ter­mi­nou que Dir­ceu ini­cie o cum­pri­men­to de pe­na e com­pa­re­ça até às 17 ho­ras de ho­je à Po­lí­cia Fe­de­ral (PF) em Bra­sí­lia, ci­da­de on­de atu­al­men­te o ex­mi­nis­tro man­tém re­si­dên­cia. A ma­gis­tra­da tam­bém or­de­nou o iní­cio do cum­pri­men­to de pe­na do acu­sa­do de ser ope­ra­dor fi­nan­cei­ro de Dir­ceu, Fer­nan­do Gui­ma­rães Mou­ra. Mo­ro es­tá nos Es­ta­dos Uni­dos.

Dir­ceu es­ta­va em li­ber­da­de, usan­do tor­no­ze­lei­ra ele­trô­ni­ca en­quan­to aguar­da­va o jul­ga­men­to de seu re­cur­so.

O ca­so foi ana­li­sa­do pe­la 4 Se­ção do TRF-4, for­ma­da pe­la com- po­si­ção das du­as tur­mas es­pe­ci­a­li­za­das em Di­rei­to Pe­nal (7 e 8 e pre­si­di­da pe­la vi­ce-pre­si­den­te do tri­bu­nal, de­sem­bar­ga­do­ra Ma­ria de Fá­ti­ma La­bar­rè­re. Vo­ta­ram os de­sem­bar­ga­do­res Luiz Car­los Ca­nal­li, Cláu­dia Cris­to­fa­ni, Bi­an­ca Cruz Are­nhart, Vic­tor Laus, Ge­bran Ne­to e Le­an­dro Paul­sen. A de­ci­são es­ten­deu-se tam­bém ao réu Ger­son de Mel­lo Al­ma­da, ex­pre­si­den­te da En­ge­vix que já es­tá em re­gi­me de pri­são.

Dir­ceu foi con­de­na­do por par­ti­ci­pa­ção em cri­mes pra­ti­ca­dos na di­re­to­ria de Ser­vi­ços da Pe­tro­bras du­ran­te a ges­tão do en­tão di­re­tor Re­na­to Du­que, co­ta po­lí­ti­ca do PT na es­ta­tal de 2003 a 2012, se­gun­do o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral (MPF).

De acor­do com as in­ves­ti­ga­ções, a En­ge­vix pa­ga­va pro­pi­na por meio de pro­je­tos apro­va­dos pe­la di­re­to­ria de Ser­vi­ços da em­pre­sa e ce­le­brou con­tra­tos si­mu­la­dos com a JD Con­sul­to­ria, em­pre­sa que Dir­ceu man­ti­nha a tí­tu­lo de pres­ta­ção de ser­vi­ços de con­sul­to­ria.

O ex-mi­nis­tro já es­te­ve pre­so por 1 ano e 7 me­ses, até maio de 2017. Foi pos­to em li­ber­da­de por de­ci­são do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF). Em abril, o TRF-4 já ha­via ne­ga­do em­bar­gos in­frin­gen­tes a Dir­ceu nes­se mes­mo pro­ces­so pe­nal. A de­fe­sa do pe­tis­ta ain­da po­de re­cor­rer da de­ci­são ao Su­pe­ri­or Tri­bu­nal de Jus­ti­ça e ao Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral em até 15 di­as.

PE­DRO LA­DEI­RA/FO­LHA­PRESS — 4/5/2017

Jo­sé Dir­ceu: Pre­so por cri­mes no men­sa­lão, ex-mi­nis­tro vol­ta à ca­deia, pe­la La­va-Ja­to, com um ho­ri­zon­te de 30 anos de re­clu­são

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.