Tér­mi­cas des­li­ga­das

Valor Econômico - - BRASIL -

O Co­mi­tê de Mo­ni­to­ra­men­to do Se­tor Elé­tri­co (CMSE) de­ci­diu, em reu­nião ex­tra­or­di­ná­ria on­tem, man­ter des­li­ga­das as ter­me­lé­tri­cas mais ca­ras dis­po­ní­veis no sis­te­ma. A ope­ra­ção des­sas usi­nas foi sus­pen­sa já na se­ma­na pas­sa­da pe­lo co­le­gi­a­do.

Até a úl­ti­ma sex­ta-fei­ra, as tér­mi­cas com cus­to de até R$ 548,04 por me­gawatt-ho­ra (MWh) fo­ram man­ti­das em ope­ra­ção pa­ra aju­dar a pou­par água nos re­ser­va­tó­ri­os das gran­des hi­dre­lé­tri­cas. Na se­ma­na an­te­ri­or, o co­mi­tê fez um es­for­ço ain­da mai­or ao au­to­ri­zar o aci­o­na­men­to de usi­nas com cus­to de até 766,28/MWh. Es­ses em­pre­en­di­men­tos, com ge­ra­ção mais ca­ra, fo­ram des­pa­cha­dos “fo­ra da or­dem de mé­ri­to”, com cus­to aci­ma do pra­ti­ca­do no mer­ca­do à vis­ta.

Em no­ta, o CMSE in­for­mou que “nos úl­ti­mos se­te di­as con­ti­nu­ou cho­ven­do no cen­tro sul do Bra­sil, na re­gião Sul e no sul das re­giões Su­des­te e Cen­tro-Oes­te, com va­lo­res pró­xi­mos à mé­dia histórica”. Nos pró­xi­mos se­te di­as, as chu­vas na re­gião Sul po­dem su­pe­rar a mé­dia histórica. Se­gun­do o co­mi­tê, a me­lho­ra das con­di­ções po­de le­var ao au­men­to da trans­fe­rên­cia de ener­gia elé­tri­ca pa­ra o sub­sis­te­ma Su­des­te/Cen­tro-Oes­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.