Elei­ções

Valor Econômico - - OPINIÃO -

La­men­tá­vel a li­te­ral ame­a­ça do ma­gis­tra­do Wil­son Wit­zel, lí­der nas pes­qui­sas na dis­pu­ta pe­lo go­ver­no do Rio, de que da­rá voz de pri­são ao seu opo­nen­te Edu­ar­do Pa­es (DEM-RJ) na dis­pu­ta pe­lo se­gun­do tur­no, ca­so es­te ci­te al­gu­ma men­ti­ra du­ran­te o de­ba­te a ser re­a­li­za­do. In­ti­mi­da­ção es­sa inad­mis­sí­vel...

Na re­a­li­da­de, es­se juiz mais se pa­re­ce co­mo os an­ti­gos co­ro­néis da po­lí­ti­ca bra­si­lei­ra, e ou­tras au­to­ri­da­des, pe­lo uso ex­cres­cen­te da má­xi­ma do “vo­cê sa­be com quem es­ta fa­lan­do?”... Ou se­ja, a ati­tu­de de Wit­zel, é de­plo­rá­vel e an­ti­de­mo­crá­ti­ca. Uma afron­ta a nos­sa so­ci­e­da­de e as nos­sas ins­ti­tui­ções. E cer­ta­men­te dei­xa tam­bém es­tar­re­ci­da e en­ver­go­nha­da to­da a ma­gis­tra­tu­ra. Além de não ter, se­gun­do os es­pe­ci­a­lis­tas, ba­se le­gal pa­ra es­ta ame­a­ça, Wil­son Wit­zel de­mons­tra não es­tar pre­pa­ra­do pa­ra ocu­par um car­go pú­bli­co tão im­por­tan­te. E o si­lên­cio da OAB, e prin­ci­pal­men­te do Con­se­lho Na­ci­o­nal de Jus­ti­ça (CNJ) tam­bém não fa­rá bem pa­ra nos­sa de­mo­cra­cia. O pes­qui­sa­dor do Ce­pesp/FGV, Jai­ro Pi­men­tel Jr., no ar­ti­go “O se­gun­do tur­no não é uma no­va elei­ção”, no Va­lor de 10-10-2018 (A12), ques­ti­o­na al­go que se tor­nou uma ver­da­de, sem­pre re­pe­ti­da pe­los ins­ti­tu­tos de pes­qui­sa elei­to­ral. Ao fa­zer uma tra­ba­lho­sa aná­li­se em qua­se 20 anos em 272 elei­ções em dois tur­nos, con­for­me o qua­dro que in­di­ca a di­fe­ren­ça so­bre o se­gun­do co­lo­ca­do, cons­ta­ta-se o am­plo fa­vo­ri­tis­mo de quem che­gou em pri­mei­ro lu­gar no pri­mei­ro tur­no.

No ca­so em ques­tão, Bol­so­na­ro ob­te­ve mais de 45% dos vo­tos vá­li­dos no pri­mei­ro tur­no e, co­mo che­gou a mais de 15 pon­tos so­bre Had­dad, sua chan­ce de ven­cer em 28 de ou­tu­bro se­ria de 95%.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.