.PE ele­ge um con­se­lhei­ro pa­ra a El­do­ra­do Bra­sil

Valor Econômico - - | EMPRESAS INDÚSTRIA - (SF)

A CA In­vest­ment, bra­ço da Pa­per Ex­cel­len­ce no Bra­sil, ele­geu on­tem seu re­pre­sen­tan­te no con­se­lho de ad­mi­nis­tra­ção da El­do­ra­do Bra­sil. Em as­sem­bleia ge­ral ex­tra­or­di­ná­ria (AGE), foi elei­to o ad­vo­ga­do Jo­sé Luis de Sal­les Frei­re, só­cio-fun­da­dor da Toz­zi­niF­rei­re Ad­vo­ga­dos. Ele ocu­pa­rá o quin­to as­sen­to do con­se­lho, con­tro­la­da pe­la J&F In­ves­ti­men­tos, que es­ta­va va­go.

O co­le­gi­a­do é pre­si­di­do por Jo­sé Ba­tis­ta So­bri­nho (fun­da­dor da JBS) e já ti­nha os mem­bros Fran­cis­co de As­sis e Sil­va, Jo­sé Antô­nio Ba­tis­ta Cos­ta e Sér­gio Lon­go, in­di­ca­dos pe­la J&F. A PE tam­bém quer in­di­car um mem­bro ao con­se­lho fis­cal, for­ma­do por De­me­trius Ni­che­le Ma­cei, Adri­an Li­ma da Ho­ra e Jo­sé Pau­lo da Sil­va Fi­lho, e con­sul­tou a Co­mis­são de Va­lo­res Mo­bi­liá­ri­os (CVM) so­bre o te­ma.

Ini­ci­al­men­te, a ideia era ele­ger na AGE con­vo­ca­da pa­ra on­tem. Con­tu­do, foi de­ci­di­do por mai­o­ria que uma even­tu­al al­te­ra­ção so­men­te ocor­re­rá após po­si­ci­o­na­men­to da CVM à con­sul­ta.

A PE in­for­mou que a no­me­a­ção pa­ra o con­se­lho é di­rei­to pre­vis­to no acor­do de aci­o­nis­tas fir­ma­do com a J&F e es­tá con­fi­an­te de que o di­rei­to de elei­ção de um mem­bro ao con­se­lho fis­cal se­rá con­fir­ma­do pe­la CVM. “In­de­pen­den­te­men­te das dis­cus­sões re­la­ci­o­na­das à go­ver­nan­ça da El­do­ra­do, a PE es­tá oti­mis­ta com um des­fe­cho fa­vo­rá­vel na ar­bi­tra­gem”, dis­se.

A J&F, por sua vez, afir­mou que “con­cor­dou” com a no­me­a­ção do con­se­lhei­ro “pen­san­do no me­lhor in­te­res­se da El­do­ra­do”. So­bre o no­me pa­ra o con­se­lho fis­cal, dis­se que a CA “te­ve a opor­tu­ni­da­de de ele­ger o con­se­lhei­ro fis­cal du­ran­te a as­sem­bleia ge­ral or­di­ná­ria de 2018 e não o fez”. “A J&F es­tá tran­qui­la em re­la­ção à ar­bi­tra­gem e mais uma vez la­men­ta a pos­tu­ra de sua só­cia, que já en­fren­tou du­as der­ro­tas na Jus­ti­ça no mes­mo ob­je­to”, acres­cen­tou.

PE e J&F dis­cu­tem na Jus­ti­ça e na ar­bi­tra­gem a com­pra e ven­da do con­tro­le da El­do­ra­do, con­for­me pre­vis­to em con­tra­to em se­tem­bro de 2017, com pra­zo até o iní­cio de se­tem­bro des­te ano. A PE já de­sem­bol­sou R$ 3,8 bi­lhões pe­la par­ti­ci­pa­ção atu­al de 49,41% em­pre­sa. Pe­la fa­tia de 50,59% que ain­da per­ten­ce à hol­ding dos Ba­tis­ta pa­ga­ria mais R$ 4,4 bi­lhões.

An­te­on­tem, a PE in­for­mou que che­gou a um acor­do pa­ra com­prar 100% das ações da pa­pe­lei­ra ca­na­den­se Ca­talyst Pa­per Cor­po­ra­ti­on. O va­lor da tran­sa­ção não foi re­ve­la­do e a ex­pec­ta­ti­va é que o ne­gó­cio se­ja con­cluí­do até o fim do pri­mei­ro tri­mes­tre de 2019. Do­nos de 87% das ações or­di­ná­ri­as as­si­na­ram com­pro­mis­sos de vo­to em fa­vor da tran­sa­ção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.