No­vo pre­si­den­te pro­me­te se­guir com re­es­tru­tu­ra­ção da Em­bra­pa

Valor Econômico - - AGRONEGÓCIOS - Pes­qui­sas Cris­ti­a­no Zaia

Se­bas­tião Bar­bo­sa, pes­qui­sa­dor apo­sen­ta­do da Em­bra­pa, foi em­pos­sa­do nes­ta quar­ta-fei­ra pe­lo pre­si­den­te Mi­chel Te­mer co­mo no­vo pre­si­den­te da es­ta­tal, em ce­rimô­nia no Pa­lá­cio do Pla­nal­to. Seu no­me foi es­co­lhi­do pe­lo con­se­lho de ad­mi­nis­tra­ção da Em­bra­pa a par­tir de uma dis­pu­ta com ou­tros 15 can­di­da­tos de den­tro e de fo­ra da em­pre­sa.

Bar­bo­sa re­for­çou que da­rá con­ti­nui­da­de ao pro­ces­so de re­es­tru­tu­ra­ção que seu an­te­ces­sor, Mau­rí­cio Lo­pes, vi­nha to­can­do. O de­sa­fio de mo­der­ni­zar a em­pre­sa pas­sa por en­xu­gar cen­tros e uni­da­des de pes­qui­sa, re­du­zir car­gos de co­mis­são, oti­mi­zar o or­ça­men­to e es­trei­tar par­ce­ri­as com o se­tor pri­va­do no país e no ex­te­ri­or.

Se­bas­tião Bar­bo­sa tam­bém en­fa­ti­zou a pre­ten­são de re­for­çar a atu­a­ção in­ter­na­ci­o­nal da Em­bra­pa por meio de seus pes­qui­sa­do­res e la­bo­ra­tó­ri­os no ex­te­ri­or e tam­bém com co­o­pe­ra­ções com or­ga­nis­mos co­mo a FAO (bra­ço da ONU pa­ra agricultura e ali­men­ta­ção) e o Ban­co Mun­di­al.

“A par­tir de ho­je co­me­ça­re­mos a dis­cu­tir com nos­sos ges­to­res o pro­ces­so de re­es­tru­tu­ra­ção da Em­bra­pa. Va­mos bus­car uma apro­xi­ma­ção ca­da vez mai­or com o se­tor pro­du­ti­vo, atra­vés da CNA [Con­fe­de­ra­ção da Agricultura e Pe­cuá­ria do Bra­sil], e es­sa é uma de­ter­mi­na­ção di­re­ta do se­nhor mi­nis­tro”, dis­se o no­vo pre­si­den­te da es­ta­tal em seu dis­cur­so de pos­se.

Em tom de despedida do go­ver­no, o mi­nis­tro da Agricultura, Blai­ro Mag­gi, de­fen­deu a es­co­lha de Bar­bo­sa e ga­ran­tiu que o pro­ces­so de se­le­ção do pre­si­den­te da Em­bra­pa não te­ve in­ter­fe­rên­cia po­lí­ti­ca. O mi­nis­tro afir­mou que o even­to des­ta quar­ta-fei­ra tal­vez te­nha si­do o úl­ti­mo no Pa­lá­cio do Pla­nal­to com sua par­ti­ci­pa­ção e que se pre­pa­ra­rá pa­ra dei­xar o mi­nis­té­rio em pou­co mais de dois me­ses.

“Já es­ta­mos em tran­si­ção no mi­nis­té­rio. Ti­ve­mos nos­so tem­po de de­co­lar, de voo de cru­zei­ro, de tem­pe­ra­tu­ra e pres­são nor­mal por dois anos e ago­ra te­mos de nos pre­pa­rar pa­ra o pou­so no pró­xi­mo dia 31 de de­zem­bro. E um exem­plo da nos­sa ges­tão foi a es­co­lha do no­vo pre­si­den­te da Em­bra­pa, que não te­ve ne­nhu­ma in­ter­fe­rên­cia po­lí­ti­ca”, afir­mou Blai­ro.

RUY BARON/VA­LOR

Pes­qui­sa­dor apo­sen­ta­do, Se­bas­tião Bar­bo­sa to­mou pos­se em ce­rimô­nia no Pa­lá­cio do Pla­nal­to e tam­bém re­a­fir­mou que es­ta­tal con­ti­nu­a­rá a apos­tar em par­ce­ri­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.