Dis­pu­ta do açú­car com Chi­na de­ve­rá co­me­çar ho­je na OMC

Valor Econômico - - AGRONEGÓCIOS - As­sis Mo­rei­ra

O Bra­sil de­ve­rá aci­o­nar for­mal­men­te nes­ta quin­ta-fei­ra o me­ca­nis­mo de dis­pu­ta da Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al do Co­mér­cio (OMC) con­tra a Chi­na por cau­sa de bar­rei­ras do país asiá­ti­co ao açú­car bra­si­lei­ro.

De­pois de im­por so­bre­ta­xa pa­ra pro­te­ger a pro­du­ção lo­cal, que ele­vou a ta­ri­fa de im­por­ta­ção a 90%, a Chi­na pro­vo­cou uma qu­e­da de qua­se 85% das ex­por­ta­ções bra­si­lei­ras em 2017, pa­ra US$ 134 mi­lhões, se­gun­do a União da In­dús­tria de Ca­na-de-Açú­car (Uni­ca). Até en­tão, o Bra­sil era o mai­or for­ne­ce­dor da com­mo­dity ao mer­ca­do chi­nês.

Com o pe­di­do ini­ci­al de con­sul­tas, Bra­sil e Chi­na te­rão pra­zo de 60 di­as pa­ra en­con­tra­rem uma so­lu­ção mu­tu­a­men­te sa­tis­fa­tó­ria. É al­go que Pequim já pro­me­teu vá­ri­as ve­zes à Bra­sí­lia. Mas, na prá­ti­ca, o que fez foi am­pli­ar o blo­queio à en­tra­da de açú­car tam­bém de paí­ses mais po­bres.

Pa­ra­le­la­men­te, o Bra­sil exa­mi­na com ou­tros ex­por­ta­do­res da com­mo­dity co­mo ata­car os sub­sí­di­os da Ín­dia e do Pa­quis­tão a seus ex­por­ta­do­res. Uma ideia em dis­cus­são é o Bra­sil aci­o­nar a OMC con­tra o Pa­quis­tão, e a Aus­trá­lia fa­zer o mes­mo con­tra a Ín­dia. A es­tra­té­gia não es­tá ain­da de­fi­ni­da, mas ilus­tra a de­ter­mi­na­ção dos ex­por­ta­do­res de re­a­gi­rem a prá­ti­cas que dis­tor­cem o co­mér­cio in­ter­na­ci­o­nal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.