As­so­ci­a­ções em­pre­sa­ri­ais pres­si­o­nam por re­no­va­ção de con­ces­são de fer­ro­vi­as

Valor Econômico - - BRASIL - Da­ni­el Ritt­ner

Dez gran­des en­ti­da­des do se­tor pro­du­ti­vo en­tre­ga­ram on­tem à equi­pe do pre­si­den­te elei­to, Jair Bol­so­na­ro (PSL), uma car­ta em de­fe­sa da re­no­va­ção an­te­ci­pa­da de con­ces­sões de fer­ro­vi­as.

As pror­ro­ga­ções con­tra­tu­ais fo­ram anun­ci­a­das co­mo pri­o­ri­da­de do go­ver­no de Michel Temer na área de in­fra­es­tru­tu­ra, mas o cro­no­gra­ma atra­sou e elas es­tão fi­can­do pa­ra o ano que vem. Di­an­te dos fo­cos de re­sis­tên­cia que sur­gi­ram pa­ra le­var es­sa me­di­da adi­an­te, as as­so­ci­a­ções em­pre­sa­ri­ais re­sol­ve­ram to­mar uma po­si­ção mais ex­plí­ci­ta.

“É ur­gen­te o avan­ço das fer­ro­vi­as no Bra­sil, e es­sa ur­gên­cia se­rá cum­pri­da por meio do me­ca­nis­mo de pror­ro­ga­ção an­te­ci­pa­da dos con­tra­tos vi­gen­tes, sem­pre que aten­di­das as exi­gên­ci­as le­gais”, diz um tre­cho da car­ta le­va­da à equi­pe de tran­si­ção, em Bra­sí­lia. “A pror­ro­ga­ção ga­ran­te um ce­ná­rio de con­for­to à re­a­li­za­ção de ma­ci­ços in­ves­ti­men­tos pe­la ini­ci­a­ti­va pri­va­da, pre­vis­tos pa­ra atin­gir o vul­to­so mon­tan­te de mais de R$ 40 bi­lhões já nos pró­xi­mos anos, o que se ali­nha com nos­sas ne­ces­si­da­des, uma vez que o país não po­de mais es­pe­rar.”

O do­cu­men­to é fir­ma­do por As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de In­fra­es­tru­tu­ra e In­dús­tri­as de Ba­se (Ab­dib), As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra da In­dús­tria Fer­ro­viá­ria (Abi­fer), As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra da In­dús­tria de Má­qui­nas e Equi­pa­men­tos (Abi­maq), As­so­ci­a­ção de Ter­mi­nais Por­tuá­ri­os Pri­va­dos (ATP), Con­fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal da In­dús­tria (CNI), Con­fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal do Trans­por­te (CNT), Fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal dos Ope­ra­do­res Por­tuá­ri­os (Fe­nop), Fe­de­ra­ção das In­dús­tri­as do Es­ta­do de São Pau­lo (Fi­esp), Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Mi­ne­ra­ção (Ibram) e Sin­di­ca­to In­te­res­ta­du­al da In­dús­tria de Ma­te­ri­ais e Equi­pa­men­tos Fer­ro­viá­ri­os e Ro­do­viá­ri­os (Si­me­fre).

“So­men­te por meio des­ses in­ves­ti­men­tos, atre­la­dos à pror­ro­ga­ção, nos pa­re­ce pos­sí­vel a ime­di­a­ta am­pli­a­ção da ca­pa­ci­da­de das ma­lhas e a me­lho­ria da qua­li­da­de da pres­ta­ção dos ser­vi­ços de trans­por­te pe­los tri­lhos, in­cre­men­to das con­di­ções igual­men­te im­pres­cin­dí­veis pa­ra o avan­çar da nos­sa eco­no­mia”, afir­mam as en­ti­da­des.

Cin­co pro­ces­sos de re­no­va­ção an­te­ci­pa­da das con­ces­sões, que ex­pi­ram em me­a­dos da pró­xi­ma dé­ca­da, es­tão em an­da­men­to. Se fo­rem aprovados, ga­ran­tem mais 30 anos de ex­plo­ra­ção das fer­ro­vi­as. O ca­so mais adi­an­ta­do é o da Ma­lha Pau­lis­ta, con­tro­la­da pe­la Ru­mo. Du­as fer­ro­vi­as da Va­le — Ca­ra­jás e Vi­tó­ria-Mi­nas — es­tão com au­di­ên­cia pú­bli­ca aber­ta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.