Ape­sar de ta­ri­fas, Chi­na ex­por­ta mais pa­ra os EUA

Valor Econômico - - INTERNACIONAL -

As ex­por­ta­ções chi­ne­sas pa­ra os EUA con­ti­nu­a­ram a cres­cer em ou­tu­bro, en­quan­to as im­por­ta­ções en­co­lhe­ram, re­fle­tin­do o mo­vi­men­to dos ex­por­ta­do­res de ace­le­rar os em­bar­ques an­tes de ja­nei­ro, quan­do as ta­ri­fas ame­ri­ca­nas po­dem su­bir de 10% pa­ra 25% se não hou­ver um acor­do en­tre as du­as mai­o­res eco­no­mi­as do mun­do.

As ven­das de pro­du­tos chi­ne­ses pa­ra os EUA, que re­pre­sen­tam 20% das ex­por­ta­ções do país, cres­ce­ram 13,2% em ou­tu­bro so­bre igual mês de 2017. Por ou­tro la­do, as im­por­ta­ções de pro­du­tos ame­ri­ca­nos pe­la Chi­na en­co­lhe­ram 1,8% em ou­tu­bro. Se­gun­do ana­lis­tas, is­so re­fle­te em par­te o fa­to das ex­por­ta­ções dos EUA pa­ra a Chi­na es­ta­rem mui­to con­cen­tra­das em pou­cas com­mo­di­ti­es, co­mo a so­ja, que os chi­ne­ses têm com­pra­do de ou­tros paí­ses.

“O per­sis­ten­te for­te cres­ci­men­to das ex­por­ta­ções [chi­ne­sas] em ou­tu­bro re­fle­te a an­te­ci­pa­ção de en­co­men­das an­tes da ele­va­ção das ta­ri­fas dos EUA”, dis­se Ra­jiv Biswas, eco­no­mis­ta-che­fe pa­ra a Ásia-Pa­cí­fi­co do IHS Mar­kit. “O cres­ci­men­to das ex­por­ta­ções pro­va­vel­men­te vai de­sa­ce­le­rar sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te no iní­cio de 2019.”

No ge­ral, as ex­por­ta­ções chi­ne­sas em dó­la­res au­men­ta­ram 15,6% em ou­tu­bro em re­la­ção ao ano an­te­ri­or, en­quan­to as im­por­ta­ções cres­ce­ram 21,4%. O su­pe­rá­vit co­mer­ci­al chi­nês cres­ceu pa­ra US$ 34 bi­lhões.

“Es­ses da­dos su­ge­rem que a de­man­da glo­bal se man­tém mais fir­me do que se an­te­ci­pa­va an­tes”, observa Louis Kuijs, eco­no­mis­ta da Ox­ford Economics.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.