O que es­pe­rar do Ford Ter­ri­tory, que vai es­tar no Sa­lão do Au­to­mó­vel

Valor Econômico - - | ESPECIAL VALOR&AUTO - Ju­lio Ca­bral

Uma das gran­des sur­pre­sas da Ford no Sa­lão do Au­to­mó­vel — que foi aber­to on­tem pa­ra o pú­bli­co, no São Pau­lo Ex­po, zo­na sul da ca­pi­tal pau­lis­ta — é a pre­sen­ça do SUV mé­dio Ter­ri­tory. Pro­je­ta­do em con­jun­to com a par­cei­ra Ji­an­gling Mo­tors Cor­po­ra­ti­on, o mo­de­lo foi apre­sen­ta­do re­cen­te­men­te na Chi­na e se en­cai­xa no mes­mo seg­men­to do­mi­na­do há dois anos pe­lo Je­ep Com­pass.

Por en­quan­to, o no­vo mo­de­lo vem pa­ra pros­pec­tar o in­te­res­se dos bra­si­lei­ros, sem con­fir­ma­ção, mas ele tem gran­des chan­ces de ser im­por­ta­do ou, quem sa­be, pro­du­zi­do no Co­ne Sul (Bra­sil ou Ar­gen­ti­na). O fa­bri­can­te sa­be que o seg­men­to é um dos mais quen­tes do mer­ca­do, e apostar em SUVs faz par­te da es­tra­té­gia mun­di­al da mon­ta­do­ra ame­ri­ca­na. A mar­ca não pro­du­zi­rá mais o Fo­cus na fábrica ar­gen­ti­na de Pa­che­co e, quem sa­be, is­so não li­be­ra um “es­pa­ci­nho” pa­ra a pro­du­ção do Ter­ri­tory por lá?

Re­ple­to de vin­cos, o es­ti­lo lem­bra mui­to o EcoS­port e o mai­or Es­ca­pe, em­bo­ra a ori­gem do car­ro não se­ja Ford. Os fa­róis ilu­mi­na­dos in­te­gral­men­te por LEDs se so­mam às lu­zes de ro­da­gem diur­na no pa­ra-choque. As la­te­rais são mar­ca­das por um for­te vin­co ascendente.

Por sua vez, o te­to em ar­co tem efei­to flu­tu­an­te gra­ças às co­lu­nas traseiras com vi­dros es­pia em­bu­ti­dos e mol­du­ras es­cu­ras. As lan­ter­nas ho­ri­zon­tais acen­tu­am a lar­gu­ra e con­tam com ilu­mi­na­ção de LEDs.

Em­bo­ra te­nha si­do pro­je­ta­do em um país emer­gen­te, o Ter­ri­tory con­ta com au­xí­li­os de con­du­ção se­mi­autô­no­mos. Há con­tro­le de cru­zei­ro adap­ta­ti­vo, aler­ta de co­li­são, as­sis­ten­te de pon­to ce­go e de ma­nu­ten­ção de fai­xa, e sis­te­ma de ba­li­za au­to­má­ti­ca com câ­me­ra 360 graus.

Va­le re­for­çar que o Ter­ri­tory exi­bi­do é a ver­são to­po de li­nha Ti­ta­nium, com aca­ba­men­to de cou­ro per­fu­ra­do nos ban­cos e ma­cio nos pai­néis de por­ta, além de de­ta­lhes de ma­dei­ra. A cen­tral mul­ti­mí­dia tem 10,25 po­le­ga­das. Há ain­da ilu­mi­na­ção in­di­re­ta e te­to-so­lar pa­no­râ­mi­co.

O no­me Ter­ri­tory já foi uti­li­za­do pe­la Ford em um cros­so­ver mé­dio ven­di­do no mer­ca­do da Aus­trá­lia. Mas o no­vo mo­de­lo é ba­se­a­do no cros­so­ver Yusheng S330, fei­to em par­cei­ra com a chi­ne­sa JMC e lan­ça­do ori­gi­nal­men­te em 2016. Mas to­do o ajus­te é Ford, de acor­do com a mon­ta­do­ra ame­ri­ca­na.

A pla­ta­for­ma ofe­re­ce bom es­pa­ço, são 4,58 me­tros de com­pri­men­to e 2,71 me­tros de en­tre-ei­xos. É uma dis­tân­cia bem mai­or do que a ofe­re­ci­da pe­lo lí­der Je­ep Com­pass, lí­der do seg­men­to, que con­ta com ape­nas 2,63 me­tros nes­se que­si­to.

Já a mo­to­ri­za­ção da uni­da­de apre­sen­ta­da é da Ford e não da JMC. Tra­ta-se do no­vo 1.5 EcoBo­ost, uma ver­são tur­bi­na­da e com in­je­ção di­re­ta do no­vo 1.5 Dra­gon do EcoS­port e Ka, com 145 cv. O câm­bio é au­to­má­ti­co. Na Chi­na, o mo­de­lo ain­da te­rá uma con­fi­gu­ra­ção hí­bri­da e ou­tra do ti­po “plug-in” (hí­bri­do re­car­re­gá­vel na to­ma­da).

DI­VUL­GA­ÇÃO

O uti­li­tá­rio mé­dio ain­da não es­tá con­fir­ma­do pa­ra o Bra­sil, mas po­de vir em 2019 bri­gar com o Je­ep Com­pass

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.