União vence ação ini­ci­a­da pe­la princesa Isa­bel

Valor Econômico - - PRIMEIRA PÁGINA - Be­a­triz Oli­von

A União ven­ceu on­tem, no Su­pe­ri­or Tribunal de Justiça (STJ), aque­le que é con­si­de­ra­do o pro­ces­so mais an­ti­go em tra­mi­ta­ção no país, ini­ci­a­do em 1895 — há 123 anos — pe­la princesa Isa­bel, so­bre a pos­se do Pa­lá­cio Gu­a­na­ba­ra.

Ad­qui­ri­do pe­la fa­mí­lia Or­le­ans e Bragança em 1864, com o do­te con­ce­di­do pe­lo go­ver­no do Im­pé­rio pa­ra o casamento da princesa com o Con­de d’Eu, con­for­me a le­gis­la­ção da épo­ca, o pa­lá­cio tor­nou-se a re­si­dên­cia do ca­sal. Con­fis­ca­do após a pro­cla­ma­ção da Re­pú­bli­ca, ho­je abri­ga a se­de do go­ver­no do Es­ta­do do Rio de Ja­nei­ro.

Em de­ci­são unâ­ni­me, a 4a Tur­ma do STJ re­jei­tou as pre­ten­sões dos her­dei­ros da fa­mí­lia re­al, que pedem a pro­pri­e­da­de do imó­vel ou in­de­ni­za­ção. A dis­cus­são, po­rém, ain­da po­de con­ti­nu­ar. O advogado Ga­bri­el de Or­le­ans e Bragança, tam­bém par­te no pro­ces­so, dis­se que ain­da vai con­ver­sar com a fa­mí­lia pa­ra de­ci­dir se se­rão apre­sen­ta­dos re­cur­sos ao pró­prio STJ ou ao Su­pre­mo Tribunal Fe­de­ral.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.