Fux sus­pen­de as multas da ta­be­la do fre­te

Valor Econômico - - BRASIL - Isa­do­ra Pe­ron e Luísa Mar­tins

O mi­nis­tro Luiz Fux, do Su­pre­mo Tribunal Fe­de­ral (STF), de­ter­mi­nou on­tem a sus­pen­são da apli­ca­ção de multas pa­ra trans­por­ta­do­ras que des­cum­pri­rem a ta­be­la obri­ga­tó­ria de fre­tes ro­do­viá­ri­os. De­ter­mi­nou tam­bém que a Agên­cia Na­ci­o­nal de Trans­por­te Ter­res­tre (ANTT) e ou­tros ór­gãos se abs­te­nham de apli­car pe­na­li­da­des.

A de­ci­são, que tem ca­rá­ter li­mi­nar (pro­vi­só­rio), aten­deu a um pedido da Con­fe­de­ra­ção da Agri­cul­tu­ra e Pe­cuá­ria do Brasil e deve pre­va­le­cer até que o mé­ri­to da ação que ques­ti­o­na a cons­ti­tu­ci­o­na­li­da­de da me­di­da seja jul­ga­da pe­lo ple­ná­rio.

Fux ar­gu­men­ta que ado­tou “uma pers­pec­ti­va con­se­quen­ci­a­lis­ta” pa­ra to­mar a de­ci­são, no qual o “ma­gis­tra­do tem o de­ver de exa­mi­nar as con­sequên­ci­as ime­di­a­tas e sis­tê­mi­cas que o seu pro­nun­ci­a­men­to irá pro­du­zir na re­a­li­da­de so­ci­al”.

A CNA pro­to­co­lou ter­ça-fei­ra pedido pa­ra que o STF jul­gas­se com ra­pi­dez a ação de in­cons­ti­tu­ci­o­na­li­da­de con­tra os pre­ços mí­ni­mos do fre­te ou sus­pen­des­se as multas de até R$ 10,5 mil fi­xa­das pe­la ANTT pa­ra quem des­cum­prir a ta­be­la.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.