Mer­ce­des-AMG re­ve­la a GT-R Pro, seu es­por­ti­vo de li­nha mais rá­pi­do

Valor Econômico - - | ESPECIAL VALOR&AUTO - Ale­xan­dre Izo

A Mer­ce­des-AMG re­ve­lou seu es­por­ti­vo de pro­du­ção mais rá­pi­do de to­dos os tem­pos, o AMG GT-R Pro. En­ga­na-se, no en­tan­to, quem ima­gi­na que o su­pe­res­por­ti­vo tra­ga um mo­tor no­vo ou mo­to­ri­za­ção hí­bri­da por bai­xo da silhueta re­no­va­da. O ne­gó­cio é à mo­da antiga: mo­tor­zão V8 e tra­ção tra­sei­ra, um “mus­cle car” com so­ta­que ale­mão.

O pro­pul­sor é o mes­mo 4.0 V8 bi­tur­bo de 577 cv do GT-R original, mas com me­lho­ri­as e acer­tos que le­va­ram o le­va­ram a fe­char uma vol­ta no cir­cui­to de Nür­bur­gring em 7:04 mi­nu­tos, 6 se­gun­dos me­nos que o Nis­san GT R Nis­mo. O GT-R Pro che­ga a 100 km/h em 3,5 se­gun­dos. E co­mo tu­do que ace­le­ra for­te tem que pa­rar em de­ter­mi­na­do mo­men­to, a mar­ca re­sol­veu ado­tar frei­os de ce­râ­mi­ca nos dis­cos abri­ga­dos pe­las ro­das for­ja­das de 20 po­le­ga­das.

O GT R Pro tam­bém re­ce­beu atu­a­li­za­ções ae­ro­di­nâ­mi­cas. Na di­an­tei­ra, o spoi­ler de fi­bra de car­bo­no invade a la­te­ral e se va­le de um apli­que du­plo pró­xi­mo das ro­das que ajuda o es­por­ti­vo a an­dar co­la­do no chão. O di­fu­sor avan­ta­ja­do e as no­vas e mai­o­res to­ma­das de ar que dei­xa­ram o GT-R mais “bo­cu­do” aju­dam a ca­na­li­zar me­lhor o ven­to.

Na tra­sei­ra, a asa, tam­bém de fi­bra de car­bo­no, é sus­ten­ta­da por co­lu­nas de alu­mí­nio e ajuda a ge­rar mais “down­for­ce”. Além dis­so, há no­vos ele­men­tos ae­ro­di­nâ­mi­cos de fi­bra de car­bo­no atrás das ro­das tra­sei­ras, que se in­te­gram ao di­fu­sor.

Pa­ra re­for­çar a es­tru­tu­ra, a AMG ins­ta­lou uma no­va bar­ra es­ta­bi­li­za­do­ra de fi­bra de car­bo­no na fren­te, en­quan­to atrás o ele­men­to é fei­ta de aço oco pa­ra eco­no­mi­zar peso. A mon­ta­do­ra ain­da in­cluiu um re­cur­so cha­ma­do AMG Dy­na­mics, que freia as ro­das in­di­vi­du­al­men­te pa­ra equi­li­brar o car­ro e ga­ran­tir uma to­ca­da mais lim­pa e rá­pi­da.

Além dis­so, há quatro mo­dos de pi­lo­ta­gem: bá­si­co, avan­ça­do, pró e mes­tre. E, co­mo era de se esperar, con­for­me o es­co­lha no se­le­tor evo­lui, o sis­te­ma di­mi­nui a in­ter­fe­rên­cia do con­tro­le de es­ta­bi­li­da­de. Daí pra fren­te, fi­ca tu­do por con­ta do mo­to­ris­ta. Pa­ra quem quer um pas­seio mais com­por­ta­do, o GT R Pro ofe­re­ce sis­te­ma de con­tro­le de tra­ção e de es­ta­bi­li­da­de com no­ve es­tá­gi­os.

A Mer­ce­des ain­da não in­for­mou so­bre qu­an­do o car­ro che­ga e nem fa­lou so­bre pre­ços. No Brasil, a ver­são, di­ga­mos, con­ven­ci­o­nal do GT-R é vendida por R$ 1,3 mi­lhão. Mas, in­fe­liz­men­te, só 750 exem­pla­res do GT R Pro se­rão fei­tos. Co­lo­que lo­go o no­me na lista pa­ra ga­ran­tir o seu.

DI­VUL­GA­ÇÃO

O mo­de­lo é um es­por­ti­vo à mo­da antiga: mo­tor­zão V8 e tra­ção tra­sei­ra, um “mus­cle car” com so­ta­que ale­mão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.