Hon­da HR-V ga­nha mo­tor 1.5 tur­bo do Ci­vic e che­ga­rá ao país em 2019

Valor Econômico - - | ESPECIAL VALOR&AUTO - Di­o­go de Oliveira

A Hon­da lan­çou na Europa a li­nha 2019 do HR-V e a prin­ci­pal no­vi­da­de é a iné­di­ta ver­são Sport, que pro­me­te fa­zer jus ao no­me. É que o mo­de­lo traz o mo­tor 1.5 tur­bo da ver­são mais ca­ra do Ci­vic. São 181 cv de po­tên­cia e 24,5 kgfm de tor­que. O câm­bio po­de ser ma­nu­al de seis mar­chas ou au­to­má­ti­co CVT.

A mes­ma mu­dan­ça é es­pe­ra­da no Brasil. A Hon­da con­fir­mou no Sa­lão de São Paulo que lan­ça­rá, em bre­ve, uma no­va ver­são “tou­ring”. O mo­de­lo mais ca­ro é o úni­co que ain­da não re­ce­beu a plás­ti­ca de meia vi­da fei­ta às vés­pe­ras da fei­ra pau­lis­ta. Es­ta te­rá o mo­tor 1.5 tur­bo, que no Ci­vic ge­ra 173 cv e 22,4 kgfm.

O 1.5 tur­bi­na­do tam­bém equi­pa a no­va ge­ra­ção do CR-V, lan­ça­da nes­te ano. No SUV mai­or são 190 cv e os mes­mos 24,5 kgfm do HR-V eu­ro­peu. O cu­ri­o­so é que, qu­an­do equipado com o câm­bio CVT, o tor­que no “cros­so­ver” bai­xa a 22,4 kgfm (igual ao se­dã). Uma dú­vi­da é se o no­vo “tou­ring” na­ci­o­nal es­tre­a­rá uma ver­são flex.

Pa­ra dei­xar o HR-V Sport mais api­men­ta­do, a Hon­da fez ain­da ou­tros ajus­tes. A sus­pen­são foi en­ri­je­ci­da e a ver­são os­ten­ta no­vas ro­das pre­tas de aro 18. Há spoi­lers e sai­as com de­ta­lhes em pre­to bri­lhan­te e dois es­ca­pes na tra­sei­ra. Por den­tro, o vo­lan­te tem cos­tu­ra ver­me­lha pes­pon­ta­da e o aca­ba­men­to é bi­co­lor.

O HR-V eu­ro­peu tam­bém in­cor­po­rou o pa­co­te Sen­sing, que a Hon­da aca­ba de lan­çar no Brasil com o no­vo Ac­cord. São vá­ri­os re­cur­sos de se­gu­ran­ça ati­va e de con­du­ção se­mi­autô­no­ma iné­di­tos no mo­de­lo, que e vão mui­to além do tri­vi­al ofe­re­ci­do nas ver­sões da li­nha 2019 na­ci­o­nal — seis air­bags, ABS/EBD e con­tro­les de es­ta­bi­li­da­de e de tra­ção.

Há as­sis­ten­te de per­ma­nên­cia em fai­xa (es­ter­ça o vo­lan­te so­zi­nho pa­ra man­ter o veí­cu­lo cen­tra­li­za­do), alerta de co­li­são com fre­na­gem au­to­má­ti­ca de emer­gên­cia (freia com car­ga par­ci­al e to­tal), con­tro­le de cruzeiro adap­ta­ti­vo (ace­le­ra e freia acom­pa­nhan­do o veí­cu­lo à fren­te) e fre­na­gem pós­co­li­são (ajuda o mo­to­ris­ta a re­cu­pe­rar a di­re­ção após uma ba­ti­da).

É pro­vá­vel que o pa­co­te Sen­sing es­te­ja dis­po­ní­vel no no­vo HR-V “tou­ring” bra­si­lei­ro. A ver­são de to­po se­rá lan­ça­da no iní­cio de 2019 e deve ter o mes­mo vi­su­al do eu­ro­peu. A lista de equi­pa­men­tos po­de ga­nhar itens até ho­je in­dis­po­ní­veis, co­mo a cha­ve pre­sen­ci­al com par­ti­da do mo­tor por botão. Tu­do pa­ra jus­ti­fi­car o pre­ço, que deve al­can­çar os R$ 120 mil.

DI­VUL­GA­ÇÃO

É pro­vá­vel que o pa­co­te Sen­sing es­te­ja dis­po­ní­vel no no­vo HR-V e o pre­ço deve al­can­çar os R$ 120 mil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.