Go­ver­no ti­ra o Mi­nha Ca­sa das pre­fei­tu­ras

Valor Econômico - - Primeira Página - Da­ni­el Ritt­ner e Ra­fa­el Bi­ten­court

O go­ver­no vai trans­fe­rir das pre­fei­tu­ras pa­ra o Mi­nis­té­rio da Ci­da­da­nia a se­le­ção dos be­ne­fi­ciá­ri­os da fai­xa 1 do Mi­nha Ca­sa Mi­nha Vi­da (MCVM). A res­pon­sa­bi­li­da­de ho­je é com­par­ti­lha­da com os Es­ta­dos quan­do es­tes ce­dem ter­re­nos ou for­ne­cem equi­pa­men­tos pú­bli­cos aos com­ple­xos ha­bi­ta­ci­o­nais. “Is­so é uma fonte de frau­de mui­to gran­de no mer­ca­do”, dis­se ao Va­lor o mi­nis­tro Gus­ta­vo Ca­nu­to, do De­sen­vol­vi­men­to Re­gi­o­nal.

A fai­xa 1 do MCMV é des­ti­na­da a fa­mí­li­as sem aces­so a cré­di­to imo­bi­liá­rio, por is­so o sub­sí­dio é in­te­gral­men­te co­ber­to pe­lo Te­sou­ro Na­ci­o­nal. A par­tir de ago­ra, in­for­mou Ca­nu­to, a ideia é usar o Ca­das­tro Úni­co pa­ra se­le­ci­o­nar as fa­mí­li­as ele­gí­veis pe­los cri­té­ri­os do pro­gra­ma. A cen­tra­li­za­ção do pro­ces­so de­ci­só­rio em Bra­sí­lia é sen­sí­vel por­que re­ti­ra po­der dos pre­fei­tos e tam­bém de go­ver­na­do­res e de­pu­ta­dos em ple­no ano elei­to­ral.

Ca­nu­to afir­mou es­tar pre­pa­ra­do pa­ra en­fren­tar “to­tal re­sis­tên­cia” à mu­dan­ça, mas ob­ser­vou que o pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro “veio pa­ra mu­dar is­so”. De acor­do com ele, vo­to é al­go que não se po­de con­fun­dir com be­ne­fí­cio so­ci­al. “Pre­ci­sa­mos aten­der a quem mais pre­ci­sa e nun­ca trans­for­mar is­so em mo­e­da de tro­ca elei­to­ral”, dis­se.

Na sex­ta-fei­ra, o mi­nis­té­rio vai li­be­rar R$ 152 mi­lhões pa­ra o pro­lon­ga­men­to da Li­nha 9 da CPTM, mai­or con­vê­nio da União com o go­ver­no de São Pau­lo. Nas ca­pi­tais on­de o me­trô é fe­de­ral a privatizaç­ão es­tá atra­sa­da, ad­mi­tiu Ca­nu­to, mas as­se­gu­rou que a re­de da CBTU se­rá cin­di­da. Com is­so, o me­trô de Be­lo Ho­ri­zon­te se­rá pri­va­ti­za­do à par­te. O mi­nis­tro dis­se ain­da que, em­bo­ra o tex­to da Câ­ma­ra so­bre sa­ne­a­men­to não se­ja o ide­al, o go­ver­no quer apro­vá-lo até ju­nho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.