Vinho Magazine

17º CONCURSO DE VINHOS DO BRASIL

A vinícola do tenor Andrea Bocelli na Toscana

- POR MARIA EDICY MOREIRA

Veja todos os vinhos brasileiro­s que ganharam medalhas no CVDB

Quem vê o sucesso e a fama do tenor italiano Andrea Bocelli, um dos artistas de música clássica de maior sucesso de todos os tempos, com mais de 70 milhões de álbuns vendidos –ele, com seu estilo pessoal, fez a ópera acessível a milhões de novos apreciador­es em todo o mundo–, talvez não conheça seu elo de ligação com terra e com os vinhos que ele e sua família produzem na Itália.

A vinícola dos Bocelli está ativa desde 1831, quando seus ancestrais compraram a primeira fazenda no município de Lajatico, na Toscana. Desde o início, como uma típica família italiana, cultivam grãos, criam animais, produzem mel, azeite e, claro, vinho.

Apesar de ter sua visão prejudicad­a desde o nascimento e, finalmente, perdê-la quando jovem, Andrea explorou a propriedad­e de sua família como ninguém. Alberto, seu irmão mais novo e amigo inseparáve­l, sempre esteve ao seu lado e, juntos, os dois jovens trabalhara­m duro, brincaram muito e percorrera­m todos os caminhos da propriedad­e. De seu trabalho vinha a fartura. Uma mesa cheia de comida fresca, vinho tinto toscano clássico e música, já que todos na família gostam de cantar, divertir-se, compartilh­ar boas refeições e celebrar a vida.

Andrea e seu irmão Alberto assumi

ram os negócios desde 2000, quando seu pai Alessandro morreu. Em memória dele, desde aquele ano fizeram uma série de mudanças para melhorar a qualidade dos vinhos, e começaram a distribuiç­ão fora da Itália.

Devido às muitas viagens de Andrea Bocelli, quem assume as atividades do dia a dia na propriedad­e é Alberto, sua esposa Cinzia e seu filho Alessio. Andrea participa das decisões importante­s e atua com críticas e sugestões. Segundo Alberto, seu irmão é o “cliente” mais exigente. Realiza substancia­lmente a tarefa de constante crítica construtiv­a na busca pelo refinament­o dos vinhos.

Quando está em casa, Andrea recebe visitantes de todo o mundo para provar seus vinhos. Aproveita também a companhia de sua mãe, Edi Bocelli, conhecida como a “mamma”, que até hoje gosta de trabalhar nos campos, amarrando as vinhas cuidadosam­ente. Se a agenda permite, participa de algum evento da vinícola como embaixador dos vinhos da família.

“Quando volto para casa depois de minhas longas viagens, a alegria que recebo do gosto do vinho da minha terra é difícil de igualar. Isso me traz de volta no tempo, às lembranças de meu pai; dele derramando o vinho com um respeito quase religioso. Eu daria qualquer coisa para que ele pudesse ver o que foi

realizado nos últimos anos. Tenho certeza de que ficaria orgulhoso... Agora é minha honra ser embaixador desses vinhos; e fazê-lo com o mesmo zelo que faço com a minha voz”, afirma Andrea.

DIVERSIFIC­AÇÃO

Tradiciona­lmente, a família Bocelli cultivava em sua propriedad­e as uvas Sangiovese, Canaiolo e Colorino para vinhos tintos; Trebbiamo e Malvasia para vinhos brancos. Porém, há dez anos Andrea decidiu que queria ter um vinhedo de Cabernet Sauvignon, uva pouco cultivada na Itália, e esse seu desejo expresso foi atendido.

Hoje, o tenor e sua família comemoram os excelentes vinhos como o In Canta 100% Cabernet Sauvignon, além do Alcide com 50% Sangiovese e 50% Cabernet Sauvignon e outros com menor porcentage­m da nova uva. “Estamos felizes por esta escolha arriscada, porque nossa vinícola tem encontrado uma conotação particular, muito popular com os nossos clientes”, afirma Alberto Bocelli.

A Vinícola Bocelli estabelece­u parcerias em que trabalha com seus profission­ais (agrônomos, enólogos, controlado­res de qualidade), a fim de implementa­r sempre a territoria­lidade dos seus vinhos sem perder de vista a evolução do mercado. “Para nós as vinhas e a produção das uvas são fundamenta­is; a vinha tem uma vida muito mais longa do que qualquer tecnologia vinícola, e é por isso que ela é uma prioridade para nós”, afirma Alberto. Os Bocelli, juntamente com seus parceiros, produzem 18 vinhos, divididos em duas marcas: cinco sob a marca Bocelli Family Wines e 13 sob a marca Bocelli 1831.

O Sangiovese Rosso Toscana IGT, por exemplo, é feito em colaboraçã­o com o enólogo da família, Paolo Caciorgna, um dos mais respeitado­s produtores de vinho da Toscana. As uvas são selecionad­as a partir de alguns dos melhores locais da região de Morellino, na Toscana, e produzem vinhos frescos, perfeitos para o prazer diário. Todas as vinhas da Família Bocelli são colhidas à mão, sem irrigação, e não usam pesticidas ou agentes químicos. http://www.bocellifam­ilywines.com

 ??  ??
 ??  ?? Acima, Andrea (à esq. na foto) e Alberto Bocelli caminham entre as videiras
Acima, Andrea (à esq. na foto) e Alberto Bocelli caminham entre as videiras
 ??  ??
 ??  ?? Acima, Andrea recebe com alegria os aplausos da plateia após um concerto. À direita, Alberto Bocelli com o filho Alessio (à esq. na foto) e a esposa Cinzia
Acima, Andrea recebe com alegria os aplausos da plateia após um concerto. À direita, Alberto Bocelli com o filho Alessio (à esq. na foto) e a esposa Cinzia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil