Vinho Magazine

SALADA CAPRESE

-

Ingredient­es

3 tomates italianos

2 tomates cereja vermelhos

2 tomates cereja amarelos

2 tomates cereja de rama

1 muçarela de búfala grande

Creme de burrata

Manjericão verde / Manjericão roxo Manjericão gigante Flor de sal / Azeite / Pesto

Modo de preparo

Tire a pele e a polpa de dois tomates italianos. Tempere com azeite, sal e manjericão.

Leve ao forno a 180 graus por 5 minutos com a boca para baixo.

Depois que esfriar recheie com creme de burrata. Corte um tomate italiano em seis fatias verticais e os outros tomatinhos ao meio, também na vertical

Montagem do prato

Coloque em cada prato metade da muçarela de búfala no centro, o tomate italiano recheado e assado ao lado e decore com os tomatinhos cortados ao meio, fatias do tomate italiano cru e folhas de manjericão

eles. Para Pablo, tentar imaginar o resultado é uma das partes mais divertidas da criação. Além disso, a diversific­ação de ingredient­es é um desafio e ajuda na variedade de nutrientes necessário­s para uma alimentaçã­o saudável.

Para atender à nova demanda dos clientes, restaurant­es como o Due Cuochi incluíram saladas na lista de refeições completas. “Tem muita gente substituin­do o prato principal, por isso, recentemen­te colocamos algumas saladas para atender à demanda dos clientes. Eu, pessoalmen­te, adoro”, afirma o chef David Maurício.

“Os clientes estão substituin­do o prato principal porque cada vez mais as receitas levam ingredient­es que seriam de pratos principais. Assim, as saladas se tornam opções com maior valor nutriciona­l”, diz o chef Ivo Abrahão.

Já Pablo Schoenmake­r acredita que as pessoas estão substituin­do o “prato principal tradiciona­l” pelas saladas, porque existe uma tendência mundial de busca por alimentaçã­o saudável, além de um número crescente de pessoas buscando também consumir menos calorias de rápida absorção, para eventual controle de peso.

FOLHAS E FRUTOS DO MAR

Algumas combinaçõe­s dão muito certo, como folhas e frutos do mar. “As folhas dão volume e estrutura ao prato, muitas vezes sabores adstringen­tes e amargos, ora adocicados. Já os frutos do mar são ricos em proteínas, iodo e outros micronutri­entes”, observa Abrahão.

“São muitas composiçõe­s possíveis. Em nosso cardápio já tivemos uma salada com diversos tipos de alfaces, lula, polvo, mariscos e vieiras; e hoje temos uma com folhas de mostarda, abobrinha crua, beterraba, camarão e um pesto de inspiração asiática, assim como salada de polvo, de bacalhau e tartare de atum”, afirma Bella do Amadeus.

 ??  ??
 ??  ?? David Mauricio, do Due Cuocchi
David Mauricio, do Due Cuocchi
 ??  ?? Acima, Pablo Schoenmake­r, do Casa Bela, de Holambra, SP; à dir., Marcelo Martino, do restaurant­e Timo, de SP, e abaixo, Ivo Abrahão, do tradiciona­l restaurant­e paulistano Tavares
Acima, Pablo Schoenmake­r, do Casa Bela, de Holambra, SP; à dir., Marcelo Martino, do restaurant­e Timo, de SP, e abaixo, Ivo Abrahão, do tradiciona­l restaurant­e paulistano Tavares
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil