Vinho Magazine

DRINKS & COCKTAILS

- POR MARIA EDICY MOREIRA

Descubra mais sobre o incrível universo da mixologia!

Pouca gente sabe que drink (ou drinque) é uma coisa e cocktail (ou coquetel) é outra. A diferença está na quantidade de ingredient­es e de métodos de preparo.

Os drinks, na maioria das vezes, contêm apenas dois ingredient­es, uma base e uma bebida dominante. Uma

Coca-Cola com gelo ou um suco com gelo, por exemplo são drinks. Um drink pode ter base alcóolica também. Na quase totalidade das vezes o drink é preparado pela técnica de montado. Por se tratar de uma combinação simples, basta colocar o ingredient­e básico no copo em seguida a bebida principal.

O cocktail é bem mais complexo em métodos de preparo e ingredient­es. Tem componente­s como licores, sucos, ervas, especiaria­s, frutas etc., e quase sempre um destilado. Existem oito métodos de preparo do cocktail: mexido e coado; montado; batido e coado, misturado; batido no liquidific­ador; montado por camadas; cobertura flutuante; esmagado (como a caipirinha) e deixar cair.

Pode parecer detalhe, mas é legal saber se você está tomando um drink ou um cocktail. E ficar atento à técnica do bartender. Mas o importante mesmo é o prazer que a bebida deve trazer.

O mundo dos drinks e cocktails está sempre em evolução, pois, além dos clássicos, as versões de autoria fazem do céu o limite para a criativida­de dos bartenders. Como tudo no mundo do consumo, os drinks e cocktails também têm suas tendências e inovações até nos clássicos, mas clássico que é clássico, nunca sai de moda.

Segundo o bartender Rafael Welbert, chefe do Bar Balaio IMS, a coquetelar­ia clássica nunca vai sair de moda, mas existem clientes que querem provar algo novo, diferente e exclusivo e aí entra a criativida­de do bartender.

Rogério Souza, conhecido como

Frajola, sócio do Sylvester Bar, diz que aumentou o número de pessoas que estão tomando cocktails e drinks clássicos. Já tem alguns anos que o brasileiro vem se interessan­do cada vez mais não só por tomar um bom cocktail clássico, mas pela história da bebida. “Quando comecei a trabalhar em bares, em 2001, quem tomava cocktails clássicos, como negroni, dry martini, Manhattan, entre outros, eram pessoas de mais idade.

Hoje os jovens (maiores de 18) estão cada dia gostando mais dos clássicos”.

O bartender Derivan Ferreira, chefe do Bar Blue Note, em São Paulo, observa que os cocktails clássicos, continuam em alta, porém, a mixologia tem participad­o da modernizaç­ão da coquetelar­ia mundial através de novas técnicas de preparo e insumos.

TENDÊNCIAS

Rafael Welbert diz que lá fora cresce a demanda pelos cocktails feitos com pouco álcool. Para Rogério, do Sylvester, a tendência no mundo dos drinks e cocktails são as ervas, especiaria­s e

frutas frescas. “O que vejo hoje, são muitos bares fazendo infusões, xaropes frescos, entre outros”. Para Zeca Meirelles, dono da escola de bartenders ProDrinks, a tendência são os ingredient­es artesanais, que devem perdurar por muito tempo.

O REINO DO GIN

“Sou suspeito para falar... o gin de fato é a bebida destilada mais vendida no mundo, mas sou um grande apreciador da nossa cachaça e com certeza é um dos destilados com maior complexida­de, pois pode ser degustado de várias maneiras... Enfim, temos um mundo de possibilid­ades para a cachaça, inclusive, na coquetelar­ia”, afirma Jean Ponce, dono do Bar Guarita.

Apesar do domínio do gin, Rogério

Souza diz que nos bares não existe um único destilado. O que está acontecend­o é que os bartenders estão criando cocktails com destilados distintos como rum, tequila, cachaça, whisky, entre outros, saindo um pouco do mundo do gin e da vodka.

“Hoje o destilado mais pedido é o gin, mas estamos tentando mudar isso, educando o cliente para que ele possa tomar cocktails e drinks com outros destilados. Hoje temos cachaça de altíssima qualidade. Temos também whisky, rum tequila, cognac, vodka, entre outros”.

Na visão do mestre bartender Derivan Ferreira, os drinks e cocktails estão muito ligadas ao uso de bitters, vermutes, sours e gin premium. Porém, continua o consumo de rum, vodka e cresce o uso de cachaças especiais.

O DRINK/COCKTAIL PERFEITO

Existem muitos segredos para se chegar ao drink/cocktail perfeito. Vai depender muito do bartender e dos ingredient­es usados. Para Zeca Meireles, o drink/ cocktail perfeito não pode ter erros nas medidas nem ingredient­es de má qua

lidade e oxidados, como suco de limão com várias horas de extração.

“O segredo para o coquetel perfeito é usar bebidas com álcool de qualidade, sempre dosar as medidas corretamen­te, para que o coquetel fique bem equilibrad­o, usar gelo de qualidade e o mais importante é sempre fazer com muito amor. Sempre conversar com o cliente para entender o que ele realmente gosta”, afirma Rogério, o Frajola.

O PAPEL DO BARTENDER

O papel do bartender no bar também é fundamenta­l para expandir a cultura dos drinks e cocktails e para que a experiênci­a do cliente seja completa.

Segundo Rafael Welbert, o bar trabalha com hospitalid­ade, e a experiênci­a do cliente não é só a bebida.

“Ele não só prepara drinks e cocktails, mas também educa e ensina o consumidor a enxergar outros lados das bebidas. Desperta o interesse pelas histórias dos destilados e dos drinks e cocktails, mostra os insumos que vão na bebida e porque são utilizados. E, se existir interesse, ensiná-lo a preparar drinks e cocktails em casa”, afirma Welbert.

Para Teodoro Eggers Neto, dono do Bar Higienópol­is, o bartender deve ter charme, encantamen­to, magia, uma interação com o cliente. Também não pode cometer o erro de não ter os componente­s, materiais e utensílios adequados para preparar o cocktail.

“Mais do que preparar um cocktail bem feito, o bartender está ali para proporcion­ar felicidade ao cliente, não só com cocktails bem feitos, mas com uma ótima hospitalid­ade. Explicando o que está fazendo e servindo, para que o cliente tenha o conhecimen­to do que vai beber”, afirma Frajola.

Derivan Ferreira observa que o bartender não pode criar o cocktail para ele, mas para o cliente, pensando em quem vai beber sua criação”.

 ??  ?? COCKTAIL CRIOLO
Bar Balaio IMS
Ingredient­es 42 ml cachaça em canela Sassafrás 10 ml Amaro Angostura 20 ml Vermute seco 25 ml Campari 10 ml Vermute Tinto 1 casca de laranja Bahia
Modo de preparo
Coloque todos os ingredient­es dentro de um mixing glass com gelo e misture.
Coe dentro de um copo baixo com uma pedra de gelo e extraia os óleos da casca e faça imersão dentro do cocktail
COCKTAIL CRIOLO Bar Balaio IMS Ingredient­es 42 ml cachaça em canela Sassafrás 10 ml Amaro Angostura 20 ml Vermute seco 25 ml Campari 10 ml Vermute Tinto 1 casca de laranja Bahia Modo de preparo Coloque todos os ingredient­es dentro de um mixing glass com gelo e misture. Coe dentro de um copo baixo com uma pedra de gelo e extraia os óleos da casca e faça imersão dentro do cocktail
 ??  ?? CAIPI AXÉ
Restaurant­e Coco Bambu
Ingredient­es
50 ml de vodka
3 colheres de sopa de polpa natural de maracujá ½ pimenta dedo de moça,
2 pás de gelo
Modo de preparo
Coloque o maracujá e a pimenta dedo de moça na coquetelei­ra e bata bem. acrescente vodka e o gelo e bata mais. Sirva em um copo longo
Obs.: Não macere a pimenta. vsipnihrio­tsmmagaagz­aizniene
CAIPI AXÉ Restaurant­e Coco Bambu Ingredient­es 50 ml de vodka 3 colheres de sopa de polpa natural de maracujá ½ pimenta dedo de moça, 2 pás de gelo Modo de preparo Coloque o maracujá e a pimenta dedo de moça na coquetelei­ra e bata bem. acrescente vodka e o gelo e bata mais. Sirva em um copo longo Obs.: Não macere a pimenta. vsipnihrio­tsmmagaagz­aizniene
 ??  ?? NEGRONI
Bar Higienópol­is
Ingredient­es
3 colheres de Gin 30 ml
3 colheres de Campari 30 ml
3 colheres de Vermouth Tinto Punt y Mes 30 ml
Modo de preparo on the rocks
NEGRONI Bar Higienópol­is Ingredient­es 3 colheres de Gin 30 ml 3 colheres de Campari 30 ml 3 colheres de Vermouth Tinto Punt y Mes 30 ml Modo de preparo on the rocks
 ??  ?? COCKTAIL SYLVESTER
Sylvester Bar
Ingredient­es
50 ml rum
30 ml suco cítricos
15 ml xarope de castanha do Pará
Modo de preparo
COCKTAIL SYLVESTER Sylvester Bar Ingredient­es 50 ml rum 30 ml suco cítricos 15 ml xarope de castanha do Pará Modo de preparo
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil