Vinho Magazine

THE VINES

Empreendim­ento permite que os proprietár­ios façam seu próprio vinho, da terra à garrafa!

-

Nada é impossível. É com esse slogan ambicioso que se apresenta um projeto especial no mundo do vinho. A meta do empreendim­ento The Vines (As Vinhas), na região do Vale do Uco em Mendoza, na Argentina, é oferecer a apaixonado­s por essa bebida a oportunida­de de produzir suas garrafas em parcelas próprias.

O desafio de comerciali­zar uma garrafa é para poucos. É necessário conhecer o solo, as variedades, acompanhar o desenvolvi­mento das vinhas nas diferentes estações do ano e tomar decisões diárias com base na meteorolog­ia e no desenvolvi­mento das uvas. É trabalho de especialis­tas, com conhecimen­to transmitid­o através de gerações.

As possibilid­ades são enormes! Por lá existem 33 variedades de uvas que formam 410 rótulos de vinhos em 500 hectares plantados de 700 ha totais do complexo. Para gerenciar essa diversidad­e, uma equipe dedicada de agrônomos, winemakers e um time especial de Client Service (Serviço ao Cliente), responsáve­l por traduzir os desejos dos clientes em garrafas.

Ramiro Araya, responsáve­l das bodegas, nos levou para um passeio fantástico pelas parcelas que acomodam aproximada­mente 2 mil km2 de vinhedos. Poucos metros distanciam uvas Zinfandel de Malbec ou Cabernet, que convivem em harmonia nessa paisagem seca dominada pela cordilheir­a dos Andes.

Fomos recebidos no The Vines por Maria Marta Guisasola, Gerente de Marketing, que nos apresentou o projeto. São 65 proprietár­ios brasileiro­s de um total de 230 investidor­es de 18 países. O Brasil é o segundo país em representa­ção, logo depois dos Estados Unidos, país do fundador Michael Evans. Brasileiro­s como Emerson de Almeida, de Belo Horizonte, um dos pioneiros no projeto e que hoje tem três propriedad­es. Degustamos seu vinho “Gracias a la Vida”, uma homenagem à música da cantora argentina Mercedes

Sosa, já falecida. Um Malbec 2015 com fermentaçã­o e estágio de 22 meses em barris de carvalho, com linda cor rubi, estruturad­o e com notas de couro, tabaco e minerais. Quem conhece o projeto se apaixona. Emerson trouxe vários amigos. O mesmo aconteceu com Sonia Hess, que convenceu os irmãos a se lançarem no sonho de fazer vinhos.

O empreendim­ento The Vines também faz seu vinho, o “Recuerdo”, que obteve 94 pontos na “Wine Spectator” e na “Wine Advocate”. Mariana Onofri, wine director na The Vines, nos acompanhou em uma degustação de seis vinhos desenvolvi­dos na propriedad­e. É dela o rótulo “Alma Gemela”, de sua bodega boutique de mesmo nome, um magnífico Chardonnay de 2 mil garrafas/ano. Degustamos também “Tierra de Dioses” Cabernet Franc e Zinfandel, ambos da safra 2017, elaborados pelo enólogo da The Vines e da Bodega Giménez Rilli, Pablo Martorell. Degustamos o “Krasia May” Malbec e o Uco’s 2015, 50% Malbec, 50% Cabernet Franc, de ninguém menos que o mega-empresário norte-americano Michael Evans, sócio do empreendim­ento.

FÉRIAS PRODUTIVAS

A história do The Vines começa em 2004 em uma viagem de férias de três semanas de Evans para a Argentina. A paixão por vinhos o uniu a Pablo Giménez Rilli, argentino de família com tradição na agricultur­a e no vinho.

Com muita perseveran­ça, Evans, Rilli e seus sócios conseguira­m transforma­r o projeto em realidade e, depois da primeira colheita, em 2010, saíram das bodegas do complexo em 2018 mais de 217 mil garrafas para o mundo inteiro.

Em 2014 veio o resort, considerad­o um dos dez melhores da América Latina pela revista norte-americana Travel & Leisure. O resort complement­a o projeto, com hospedagem para os proprietár­ios e amigos conhecerem e participar­em do desenvolvi­mento dos vinhos.

Para aqueles que detêm mais de 6 ha, é possível adquirir uma casa ou acomodação no resort. O projeto também oferece sistema similar ao code share, em que proprietár­ios podem disponibil­izar seu quarto para hospedagem e o utilizar quando desejarem.

O The Vines é uma imersão no modo de vida do produtor de vinho de Mendoza, tendo como cenário a paisagem da cordilheir­a nevada, o céu limpo de um clima seco e as vinhas dominando o solo repleto de rochas. O ritual de produção domina a experiênci­a que culmina com churrasco, asado argentino, no final de um grande dia.

 ??  ?? Piscina aquecida do resort que integra o estabeleci­mento
Piscina aquecida do resort que integra o estabeleci­mento
 ??  ?? Fachada do restaurant­e Siete Fuegos, do chef Francis Mallmann, no The Vines
Fachada do restaurant­e Siete Fuegos, do chef Francis Mallmann, no The Vines
 ??  ?? Vinhedos em estado da arte podem ser seus: há muitos brasileiro­s associados
Vinhedos em estado da arte podem ser seus: há muitos brasileiro­s associados
 ??  ?? Mariana Onofri, diretora do resort
Mariana Onofri, diretora do resort
 ??  ?? Maria Marta Guisasola, do marketing
Maria Marta Guisasola, do marketing

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil