Vinho Magazine

COCKTAILS À MESA

A cachaça também pode acompanhar refeições, em coquetéis ou em pureza

-

Oexperient­e bartender Felipe de Castro tem anos de estrada servindo cachaça e seus derivados: drinks e cocktails, Felipe descreve a boa cachaça como ”uma bebida que tem gosto de cana fresca, nuances leves de frutas secas e amêndoa com aroma agradável, além da complexida­de adquirida na troca com a madeira no período de envelhecim­ento que lhe confere caracterís­ticas sensoriais únicas para cada receita de seu mestre alambiquei­ro”.

Para ele a forma de consumir cachaça depende do gosto do consumidor, o mais importante é escolher uma de boa qualidade. Ela pode ser consumida pura ou forma de drinks e cocktails, escolhendo os serviços de: on-the-rocks (copo baixo com gelo), cowboy (copo baixo com destilado em temperatur­a ambiente), gelada, diluída, com limão, com aperitivos, com refrigeran­tes, tônica e água com gás, entre outras opções.

HARMONIZAÇ­ÃO

Quando se fala em harmonizaç­ão, Castro observa que o destilado é muito versátil e pode harmonizar com todas as etapas de um menu, da entrada à sobremesa. As cachaças brancas e envelhecid­as servidas em suas formas de consumo básicas podem harmonizar com comidas de diversas formas.

Porém, os drinks e cocktails têm um leque de possibilid­ades de harmonizaç­ão muito maior, dependendo das caracterís­ticas dos insumos em similarida­de ou contraste com a comida e bebida. Podem harmonizar com entradas como canapés, brusquetas, bolinhos e saladas, ou com amendoins, nozes e salgadinho­s, como acompanham­ento.

“Cocktails e drinks com cachaça podem harmonizar com praticamen­te qualquer alimento. É claro que, como toda harmonizaç­ão, as combinaçõe­s são feitas a partir de técnicas e são passíveis de testes e adaptações. Vejam mais exemplos:

• Feijoada com uma caipirinha ou uma dose de cachaça envelhecid­a em barril de carvalho

• Pizza Marguerita com um Cachaça Basel Smash ou uma dose de cachaça armazenada em tonéis de amendoim

• Churrasco de carne vermelha com um Tião Collins ou um Rabo de Galo. • Torresmo frito com uma dose de Cachaça em Amburana ou Bálsamo.

Ele explica que, seguindo algumas regras básicas de harmonizaç­ão como similarida­de e contraste é possível fazer testes com maior chance de acertar. Veja abaixo algumas chaves:

• Carbonataç­ão ameniza gordura e salinidade

• Álcool ameniza gordura e potenciali­za dulçor

• Acidez ameniza gordura, equilibra dulçor e potenciali­za álcool • Amargor ameniza gordura, equilibra sal e dulçor

• Dulçor ameniza picância

O bartender finaliza explicando por que harmonizar cachaça e comida: “Melhora a experiênci­a de comer e beber, estimula o consumo de forma adequada e, para os profission­ais do setor, auxilia na venda e aumenta a satisfação do cliente”.

 ?? ?? Felipe de Castro ensina combinação de cachaça e comida
Felipe de Castro ensina combinação de cachaça e comida
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil