Vinho Magazine

AS MADEIRAS E A CACHAÇA

-

Amburana

A Amburana é uma árvore brasileira da família das fabáceas, subfamília Faboideae, conhecida popularmen­te como cumaru-do-Ceará, cumaru-das-caatingas, imburana-de-cheiro, umburana e cerejeira. Entre as espécies mais conhecidas estão: acreana, nativa da Amazônia; Amburana cearensis, nativa da caatinga e da oresta pluvial, ocorre desde o Nordeste do Brasil até São Paulo, entrando pelo interior até Goiás e Mato Grosso. Além de seu valor medicinal e uso na produção de móveis, a amburana tem sido uma das preferidas para construção de tonéis para cachaça.

Canela-Sassafrás

A aromática Canela-Sassafrás, Ocotea odorífera da família Lauraceae é usada para construção de móveis e construçõe­s. Tem uma caracterís­tica importante: sua densidade nunca se altera, mesmo em altas variações de temperatur­a. O óleo extraído da planta é usado na perfumaria e na fabricação de inseticida­s. A árvore é parente da canela, do louro e da imbuia. Seu cultivo não é popular, pois o sassafrás cresce lentamente e só dá frutos de quando em quando.

Amendoim-bravo

É da família das Fabáceas, subfamília Caesalpini­oideae. Sua madeira de cor palha avermelhad­a tem textura média. Além de usado na construção naval, o amendoim bravo ganhou fama entre os produtores de cachaça que vêm utilizando a madeira em tonéis para cachaça.

Garapa, Grapia, Garapeira ou Amarelinho

É do género Apuleia. Pode ser encontrada na Amazônia e zona costeira até a região Sul. A madeira da espécie Apuleia leiocarpa é apreciada na construção civil e para tonéis para o envelhecim­ento de cachaças.

Angelim-da-mata

É da família das Fabaceae Faboideae, conhecida como Angelim de morcego (seus frutos os atraem), Angelim amargoso, Angelim pedra, Angelim araroba, Angelim do campo etc. Usado na arborizaçã­o urbana, é nativa da bacia do rio Amazonas. Sua madeira rija é usada para tonéis, mas também para dormentes, esteios, mourões, postes, caibros...

Jequitibá

Da família das Lecythidac­ea, o Jequitibá é árvore com troncos grandes, tanto em altura quanto em diâmetro. A palavra jequitibá é originária do termo tupi yekïti’bá, que signi ca “gigante da oresta”. Nativa da Mata Atlântica brasileira, existe apenas na região Sudeste e em Estados vizinhos. Está na lista das maiores árvores brasileira­s, tal como os jatobás, sapucaias e angelins.

Jatobá

Da família das fabáceas, o jatobá-verdadeiro, jatobazeir­o, jatobã ou apenas jatobá tem mais de 90 denominaçõ­es registrada­s para a espécie. Os nomes populares “jatobá” e “jutaí” são usados para os frutos e para a madeira, indistinta­mente e para todas as espécies do gênero.

A madeira do jatobá é usada na construção de canoas pelos índios e na fabri

cação de tonéis. Pode ser encontrada desde o sul do México e Antilhas até grande parte da América do Sul. No Brasil é encontrada de norte a sudeste; na Amazônia, na Caatinga, no Cerrado, na Mata Atlântica e no Pantanal.

Ipê

Ipê é a denominaçã­o de uma grande variedade de espécies de árvores do gênero Tabebuia e Handroanth­us, da família Bignoniace­ae. O nome ipê vem do tupi e signi ca casca dura. Utilizada pelos indígenas para fazer arcos, também é chamada pau d’arco. É encontrada nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. É famosa por suas ores roxas, amarelas, rosas e brancas e pela madeira, de alta densidade e dureza. Também é pesada e resistente.

Cabreúva

A Cabriúva ou Cabreúva, da família Fabaceae (Leguminosa­e Papilionoi­deae) é pesada e dura. Apresenta alta resistênci­a ao apodrecime­nto. É empregada em mobiliário, revestimen­tos, produção de folhas laqueadas, peças torneadas e tonéis. Também é chamada Bálsamo de Tolu por seu uso medicinal como anti-in amatório e expectoran­te É conhecida ainda como bálsamo-caboriba; bálsamo-cabureíba; braúna e braúna-parda, na Bahia; caboré, no Paraná e no Estado de São Paulo; caboreíba, cabreuting­a, cabriúva-amarela, cabureíba, jataúba e óleo-de-caboreíba.

 ?? ?? Barricas de carvalho e de madeiras brasileira­s na destilaria Weber Haus, em Ivoti, Estado do Rio Grande do Sul
Barricas de carvalho e de madeiras brasileira­s na destilaria Weber Haus, em Ivoti, Estado do Rio Grande do Sul
 ?? ?? Árvore de
Amburana cearensis
em seu habitat natural
Árvore de Amburana cearensis em seu habitat natural

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil