PE­LE NE­GRA

Women’s Health (Brazil) - - Moda + Beleza -

PRO­BLE­MA A SER SOLUCIONADO Glân­du­las de óleo hi­pe­ra­ti­vas

Glân­du­las se­bá­ce­as mai­o­res, en­con­tra­das na pe­le ne­gra, po­dem cau­sar in­fla­ma­ção, o que pi­o­ra con­di­ções co­mo a acne.

É um ci­clo vi­ci­o­so: com o ex­ces­so de pro­du­ção de óleo, ele aca­ba pre­so em­bai­xo da pe­le (es­pi­nhas). E, uma vez que a ca­ma­da ex­ter­na fi­ca sem a lu­bri­fi­ca­ção – que es­tá pre­sa e não che­gou até ali –, a pe­le fi­ca res­se­ca­da, o que en­via si­nais pa­ra as glân­du­las pro­du­zi­rem ain­da mais óleo.

Co­mo con­sequên­cia, Amil­ton Ma­ce­do, dermatologista de São

Pau­lo, ex­pli­ca ain­da que, quan­to mais es­cu­ra a pe­le, mai­or a ten­dên­cia em for­mar man­chas. A hi­per­pig­men­ta­ção pós-in­fla­ma­ção da acne tin­ge a pe­le em um tom amar­ron­za­do, gra­ças ao fer­ro do san­gue.

Por is­so pes­so­as de pe­le ne­gra de­vem usar cos­mé­ti­cos que es­fo­li­em a der­me com áci­do sa­li­cí­li­co, pa­ra as­sim evi­tar o en­tu­pi­men­to, e com que­ra­to­lí­ti­cos, pa­ra re­mo­ve­rem as ca­ma­das mais es­pes­sas – ou­tra con­sequên­cia da in­fla­ma­ção. Mas cui­da­do com o ex­ces­so na es­fo­li­a­ção, já que is­so tam­bém pode cau­sar hi­per­pig­men­ta­ção

– a pe­le ne­gra possui mais me­la­nos­so­mos, uma es­pé­cie de pig­men­to den­tro das cé­lu­las que re­a­ge agres­si­va­men­te à me­nor das ir­ri­ta­ções.

A boa no­tí­cia? Es­sa pe­le tem fa­tor de pro­te­ção so­lar 12 na­tu­ral­men­te – mas is­so não é uma des­cul­pa pa­ra não usar o fil­tro. Ela não quei­ma de for­ma tão rá­pi­da, mas os rai­os UV ain­da cau­sam in­fla­ma­ção e au­men­tam a pro­du­ção de óleo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.