A Nacao

Dinossauro­s em risco

Orlando Delgado, Eugénio Veiga e Pedro Alexandre

-

Apesar da tendência renovadora das listas às eleições de autárquica­s, de 25 de Outubro, há quem resista a passar o testemunho a outros protagonis­tas. O tempo corre para todos...

Um dos casos que mais salta à vista é o de Orlando Delgado, na Ribeira Grande, Santo Antão, que desde as primeiras eleições municipais, Dezembro de 1991, está ligado aos órgãos autárquico­s naquele concelho. Primeiro, elegeu-se vereador nas listas lideradas por Jorge Santos, e depois passou a presidente da AM e desde 2004 comanda a Câmara da Ribeira Grande. Chegou a assumir que não faria mais de dois mandatos, mas vai à disputa do quinto mandato consecutiv­o e não dá sinais de abrir caminho a outras possibilid­ades dentro do próprio partido, MpD. Será desta que será rendido?

Eugénio Veiga é outro caso notório da velha guarda. Comandou a Câmara Municipal do Fogo, antes da divisão da ilha em três municípios, e depois sentou-se na cadeira principal da CM de São Filipe por décadas. Perdeu protagonis­mo naquele concelho, agora reaparece para disputa a Câmara vizinha de Santa Catarina, com o carimbo do PAICV. Concorre com o actual presidente da CM, o “jovem” Alberto Nunes (MpD), que disputa o seu segundo mandato.

Quem também reaparece para esta corrida é Pedro Alexandre Rocha, em Santa Cruz. Um dos rostos do MpD na década de 1990 naquele concelho de Santiago, onde já foi presidente da CM, esse político ressurge para tentar levar o seu partido de volta ao poder um dos dois municípios onde o PAICV resistiu ao avassalado­r domínio ventoinha em 2016.

Não tendo um currículo de disputa tão extenso, há outros com mais de uma década nessas andanças. Um deles é Augusto Neves, em São Vicente, que entrou na Câmara como vereador da equipa liderada por Isaura Gomes, em 2008, substitui-a dois anos depois por motivos de saúde e desde essa altura não mais largou a cadeira de presidente.

No dia 25 de Outubro, data das eleições, saberemos qual será o nível de renovação dos órgãos autárquico­s. Sendo certo que opções variam em muitos municípios e a geração pós-democracia dá sinais claros de que pretende ser mais do que meros figurantes de das candidatur­as lideradas por “dinossauro­s”. A nova geração começa a chegar e dá sinais de querer assumir as rédeas do poder local.

 ??  ?? Orlando Delgado
Orlando Delgado
 ??  ?? Pedro Alexandre
Pedro Alexandre
 ??  ?? Eugénio Veiga
Eugénio Veiga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde