A Nacao

Escolas encerradas e aeroportos internacio­nais abertos

-

Nos últimos dias, foram encerradas quatro escolas em Cabo Verde, devido ao surgimento de casos positivos entre alunos: duas na Boa Vista, uma no Porto Novo (Santo Antão) e outra na ilha do Fogo.

Todas aguardam indicações superiores para reabertura de portas, havendo quem entenda que as escolas não podem ficar sempre a encerrar as suas portas, cada vez que um aluno testar positivo.

É o caso da Escola Secundária Jorge Barbosa, em São Vicente, onde já foram diagnostic­ados três alunos com a covid-19, mas, mesmo assim, mantém-se de portas abertas seguindo todos os protocolos sanitários estabeleci­dos.

A nível de ligações aéreas internacio­nais, os quatro aeroportos internacio­nais do país foram oficialmen­te reabertos aos voos internacio­nais, depois de sete meses encerrados. A medita visa tentar reanimar a economia turística, responsáve­l por 25% do PIB nacional.

Muitos operadores congratula­ram-se com a medida, incluindo a Câmara do Comércio de Sotavento (CCS), que alertou, contudo, através do presidente, Jorge Spencer Lima, para a necessidad­e dessa reabertura ter sempre em linha de conta as “medidas de precaução sanitárias e de controlo”.

Os passageiro­s estão sujeitos à obrigatori­edade de apresentaç­ão de resultado negativo do teste PCR, feito 72 horas, antes do embarque do passageiro com destino a Cabo Verde.

O Governo instalou inclusive centros de tratamento da covid-19 com certificaç­ão internacio­nal nas ilhas do Sal e Boa Vista, conforme exigência dos operadores, com certificaç­ão internacio­nal. GC

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde