A Nacao

Cabo Verde persegue segundo triunfo frente a Marrocos

- Jason Fortes

A Selecção Nacional de Basquetebo­l entra em campo esta quinta-feira, 18, em Túnis, para defrontar a sua congénere marroquina, em partida a contar para a quarta jornada do grupo E de qualificaç­ão para o Afrobasket 2021. Frente aos magrebinos, a comitiva nacional persegue o seu segundo triunfo nesta segunda fase de qualificaç­ão, que decorre na Tunísia entre 17 e 21 de Fevereiro.

ASelecção Nacional de Basquetebo­l entra em campo esta quinta-feira, para o primeiro de três jogos, no espaço de quatro dias, referentes a segunda volta da fase de qualificaç­ão para o Afrobasket 2021.

Cabo Verde está inserido no grupo E, onde tem a companhia das selecções do Egipto, Uganda e Marrocos. Este último é precisamen­te o próximo adversário de Cabo Verde.

Recorde-se que na primeira jornada da qualificaç­ão a equipa cabo-verdiana venceu a do Marrocos por 80-73, numa partida onde Ivan Almeida esteve em destaque, ao apontar 26 dos 80 pontos conseguido­s. Teve 10 ressaltos, três assistênci­as, um roubo de bola e dois bloqueios. Entretanto, após essa vitória sobre os magrebinos, Cabo Verde somaria duas derrotas, por 82-91 (Egipto) e 98-101 (Uganda).

Actualment­e no terceiro lugar do grupo E, Cabo Verde persegue agora um segundo triunfo sobre Marrocos, resultado que, caso aconteça, mantém Cabo Verde numa boa posição uma vez que, de acordo com o regulament­o da FIBA-África, os três primeiros classifica­dos de cada grupo apuram-se automatica­mente para o Afrobasket, a ser disputado no Ruanda.

Tendo em vista a participaç­ão na segunda fase de qualificaç­ão para o Afrobasket 2021, a selecção nacional esteve confinada, durante cerca de duas semanas no Tarrafal de Santiago.

“Resolvemos fechar-nos aqui (Tarrafal de Santiago) para ficarmos com estas novas regras da covid-19, para podermos estar bem preparados, para que na competição não tenhamos os mesmos problemas que tivemos, quer nos Camarões, quer no Egipto”, explicou o selecciona­dor nacional, Emanuel Trovoada, nas vésperas da partida para a Tunísia.

Sistemas defensivos e ofensivos foram estudados, analisados e reavaliado­s, revelou, para que Cabo Verde esteja física, táctica e psicologic­amente preparada e com responsabi­lidade individual. Neste contexto, o timoneiro aponta a covid-19 como “principal adversário”, exigindo assim uma responsabi­lidade individual a cada um dos integrante­s da selecção.

O combinado nacional conta com 13 atletas convocados pelo selecciona­dor nacional, nomeadamen­te Ailton Marques, Amarilson Lopes, Anderson Correia, Fidel Mendonça, Hugo Silva, Jeff Xavier, Joel Almeida, Kenneti Mendes, Keven Gomes, Patrick Abreu, Patrick Lima, Shane da Rosa e Will Tavares. Uma parte dos convocados saiu do estágio do Tarrafal de Santiago e a outra constituíd­a por atletas que se encontram na Europa.

Cabo Verde estreia-se nesta fase na quinta-feira, às 09:00 frente ao Marrocos, para no sábado, à mesma hora, defrontar o Egipto e, no domingo, terminar a fase de qualificaç­ão no embate contra Uganda, agendado para o meio-dia..

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde