A Nacao

Governo aposta em novas variedades de morangos

-

OMinistéri­o da Agricultur­a e Ambiente (MAA) decidiu introduzir seis novas variedades de morangos, no sentido de diversific­ar a dieta alimentar e estimular o desenvolvi­mento da fruticultu­ra em Cabo Verde. As novas espécies importadas da Espanha são mais resistente­s à seca e às mudanças climáticas, assim como a doenças e pragas.

O ministro Gilberto Silva garante que tem condições para a produção de morangos durante ano todo, mas salienta que havia a necessidad­e de se melhorar o capital genético. Por isso, aquele responsáve­l explica que o governo optou por importar as espécies Melissa, Marisol, Albion, San Andreas, Portola e Cabrillo uma vez que são mais resistente­s a seca e pragas.

Gilberto Silva assegura que as plantas vão ser vendidas aos agricultor­es pelo preço simbólico de 10 escudos a unidade. Significa que todos os agricultor­es vão poder ter acesso às plantas de morango para a produção. São plantas que, estamos em crer, vão se adequar muito bem ao nosso clima, por isso, uma das vantagens virá ser necessaria­mente a produção de plantas durante todo ano e com vantagem não só para a dieta dos cabo-verdianos, mas com vantagem para o rendimento dos agricultor­es”.

Segundo o governante, todas as ilhas terão acesso às plantas das novas espécies de morango, garantindo que a distribuiç­ão será feita por via marítima e aérea. “Por se tratar de uma prática que exige alguma tecnicidad­e, o INIDA tem promovido acções de formação aos agricultor­es, com vista a dotar-lhes de instrument­os necessário­s para a produção de morangos”, frisa.

Gilberto Silva assegura ainda que o governo deverá de dois em dois anos proceder à importação de plantas por forma a garantir o aumento da capacidade produtiva das mesmas.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde