A Nacao

Conclusão das obras de requalific­ação do “Fontinha” prevista para o final de Fevereiro

- Jason Fortes

A conclusão da primeira fase das obras de requalific­ação do Estádio Municipal Adérito Sena está prevista para final deste mês. A garantia foi dada ao A NAÇÃO pela empresa responsáve­l pelos trabalhos. Uma vez concluídos os trabalhos, o recinto desportivo estará apto para receber as provas regionais de futebol, mas também será certificad­o para poder receber jogos dos Tubarões Azuis, uma antiga reivindica­ção dos mindelense­s.

Três meses após o prazo inicialmen­te traçado para a conclusão da primeira fase das obras de requalific­ação do Estádio Municipal Adérito Sena “Fontinha”, a empresa responsáve­l pelas obras diz estar agora em condições de entregar o recinto desportivo nas mãos da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF).

A conclusão dos trabalhos está prevista para final de Fevereiro e a garantia foi dada ao A NAÇÃO pelo empreiteir­o Hernano Santos.“Tínhamos chegado a um acordo para 15 de Fevereiro, mas, devido a alguns atrasos que têm a ver com a importação e algumas indefiniçõ­es, estamos com um novo prazo para o final deste mês”.

Recorde-se que os trabalhos tiveram início em Junho do ano passado e o prazo para a sua conclusão era Novembro. Entretanto, desde o início, a empresa encarregad­a dos trabalhos tinha avançado que o prazo era apertaAssi­m, do, tendo em conta o contexto de pandemia que prejudicav­a o timming das importaçõe­s.

A requalific­ação compreende a reestrutur­ação do edifício principal do estádio, bem como novas infra-estruturas, com novos e mais modernos balneários, gabinetes de apoio e acessos mais seguros às bancadas do lado norte do campo, entre outras valências.

O projeto, de acordo com a FCF, está avaliado cerca de 60 mil contos. As obras resultam de uma parceria entre essa federação, a FIFA, o Governo de Cabo Verde e Câmara Municipal de

São Vicente.

Desde que foi anunciado que a retoma das competiçõe­s futebolíst­icas ocorreriam a partir de Fevereiro, a empresa responsáve­l pelos trabalhos tem protagoniz­ado uma verdadeira corrida contra o tempo. Pese embora, ainda não haver grandes garantias sobre o início do Regional em São Vicente, os clubes já podem efectuar os seu treinos no recinto.

“O acordo que tínhamos com a FCF era para em meados de Fevereiro criarmos a condições para o pessoal das equipas começarem a fazer treinos. Todo o grosso do trabalho que poderia pôr em perigo a circulação de pessoas já foi realizado, portanto em relação a disponibil­ização do campo para a realização de treinos já se verifica”, acrescenta o empreiteir­o.

Jogos da Selecção em São Vicente

Um dos grandes ganhos da requalific­ação do “Adérito Sena” tem a ver com o regresso dos jogos oficiais da Selecção Nacional de Futebol a São Vicente. Trata-se de uma reivindica­ção antiga dos adeptos mindelense­s.

com a requalific­ação, o regresso dos “Tubarões Azuis” ao recinto fica dependente de uma certificaç­ão da FIFA. Neste momento não se sabe ao certo, qual vai ser o timming dessa certificaç­ão. A NAÇÃO tentou por várias ocasiões ouvir o presidente da FCF, Mário Semdo, sobre este assunto, mas este demonstrou indisponib­ilidade de tempo.

Recorde-se que o próximo jogo da Selecção acontece já no dia 22 de Março, frente aos Camarões, a contar para a quinta jornada da qualificaç­ão para a CAN 2021. No dia 30 de Março a equipa nacional viaja até Maputo para defrontar Moçambique.

Cabo Verde encontra-se no terceiro lugar do grupo F, com quatro pontos em quatro jogos. O combinado crioulo tem os mesmos pontos que Moçambique que está na segunda posição, Camarões lidera com 10 pontos, enquanto que a última posição é ocupada por Ruanda com dois.

Camarões, por sediar o próximo CAN, já está qualificad­o.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde