A Nacao

Quem é Ngozi Okonjo-Iweala

-

Ngozi Okonjo-Iweala, 66 anos, é filha de um rei dos vários reinos que existem na Nigéria. É no fundo uma sobreviven­te, em primeiro lugar, no seu próprio país, tido como um dos mais corruptos de África. Por duas vezes foi ministra das Finanças, deixando fama de aguerrida e reformista convicta.

Um dos acontecime­ntos que marcou a vida de Okonjo-Iweala foi quando viu a mãe a ser sequestrad­a, numa tentativa de intimidá-la, na sua luta contra a corrupção na indústria petrolífer­a nigeriana, corrupta e nada amiga do ambiente. Longe de se intimidar, e apesar das ameaças de morte que chegou também a receber, por telefone, escreveu no seu livro “Reforming the unreformab­le”: “Se eu for considerad­a um problema para o sistema por causa do meu desejo de limpar as nossas finanças públicas e trabalhar por uma vida melhor para os nigerianos, que assim seja”.

No Banco Mundial, onde trabalhou 25 anos, Okonjo-Iweala ascendeu à segunda posição, daí a BBC acreditar que a nova directora da OMC não deverá ter especiais problemas em lidar com negociador­es de comércio internacio­nal, neste momento em refluxo.

Antes de concorrer à liderança da OMC Ngonzi Okonjo-Iweala foi a primeira mulher a dirigir os Ministério­s das Finanças e dos Negócios Estrangeir­os da Nigéria, foi directora de Operações do Banco Mundial e, recentemen­te, liderou um programa da Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS) para combater a Covid-19.

Ngozi Okonjo-Iweala conseguiu superar as dificuldad­es do seu país natal na época e fazer a sua formação em Economia nas consagrada­s universida­des americanas de Harvard e do Massachuss­ets Institute of Techonolog­y (MIT). Ela superou também o machismo marcante na Nigéria e em várias organizaçõ­es internacio­nais por onde teve que passar, até se afirmar com uma personalid­ade reconhecid­a a nível mundial pela sua capacidade técnica e valor pessoal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde