A Nacao

Gloriosos do Mindelo vence Carnaval em miniatura

- Suíla Rodrigues

Gloriosos do Mindelo é o vencedor do concurso Carnaval de Bonecas, exposto no Centro Cultural dessa cidade, para quem quiser apreciar o trabalho de Fabrício Cardoso e Walter Pires, dois jovens criadores que escolheram como tema do seu desfile a “Magia do ballet russo”, baseado no célebre Ballet Bolshoi.

Um grupo de amigos, residentes em Fonte Filipe, em São Vicente, reuniram-se para homenagear o carnaval e a sua ilha, em uma exposição de bonecos trajados com fantasias próprias desta época festiva. Com isso, quiseram manter acesa a chama da folia que por esta altura deveria ter tomado de assalto a ilha de São Vicente mas que este não aconteceu por causa da covid-19.

A exposição, que na verdade foi um concurso, contou com a participaç­ão de quatro grupos e envolveu mais de uma dezena de participan­tes. Além disso, foram poucos os mindelense­s que tiveram a oportunida­de de presenciar a primeira edição do carnaval de bonecas, realizado pela primeira vez em 2016 pelo mesmo grupo de amigos da zona de Fonte Filipe.

Esta segunda edição surge agora, cinco anos depois, com um cariz essencialm­ente social. Dada a covid-19, o desfile de bonecas e bonecos surge no sentido de permitir “brincar o carnaval”, trazer algo diferente à população e “proporcion­ar momentos de alegria e folia”.

“Para mim, faz todo o sentido um evento deste tipo ser realizado este ano em que o carnaval foi proibido”, diz Paulo Almeida, um dos organizado­res do evento.

“É uma forma de viver o carnaval e não deixar que a nossa cultura, que a nossa tradição se perca. E queremos fazer um registo e continuar a promover esta atividade todos os anos, mobilizar pessoas e descobrir talentos que não têm oportunida­des para expandir”, acrescenta.

Após dois meses de preparação, sensivelme­nte, os quatro grupos – Flores do Mindelo, Império, Gloriosos do Mindelo e Sonhadores – apresentar­am os seus trabalhos no concurso realizado no passado sábado, onde disputaram os trajes de rainha, rei, primeiro e segundo cavalheiro, primeira e segunda dama e, ainda, melhor carro alegórico e enredo.

O evento, que segundo Paulo Almeida, teve bastante adesão, consagrou em primeiro lugar o grupo Gloriosos do Mindelo seguido, por ordem de lugares, Sonhadores, Império e Flores do Mindelo.

O carnaval de bonecas encontra-se em exposição no Centro Cultural do Mindelo nos três principais dias de carnaval, de segunda até à quarta-feira de cinzas (com sorte, hoje, quinta-feira, talvez ainda esteja aberto ao público).

Gloriosos do Mindelo

Gloriosos do Mindelo, vencedor do concurso Carnaval de Bonecas, é formado por dois jovens artistas, Fabrício Cardoso e Walter Pires, que escolheram como tema do seu desfile a “Magia do ballet russo”, baseado no Ballet Bolshoi, em que foram abordadas as principais obras clássicas “O Quebra-Nozes” e “O Lago dos Cisnes”.

Apesar de alguns constrangi­mentos de ordem financeira para a realização de seus trabalhos, Fabrício Cardoso frisa que o espírito de inter-ajuda entre os integrante­s do grupo fez toda a diferença durante o processo de preparação.

“Descobri um talento que nem sabia que tinha. Foi muito satisfatór­io. Entre mim e o meu colega houve muita cumplicida­de onde discutíamo­s, propúnhamo­s ideias, procurávam­os as melhores soluções. Foi um processo gratifican­te, escolher cada peça, cada acessório tudo para enquadrar no nosso tema e dentro daquilo que queríamos apresentar para as pessoas”, afirma.

Além do primeiro lugar, Gloriosos do Mindelo conquistou a rainha, primeiro cavalheiro e melhor enredo. Contudo, o grupo afirma que só pelo reconhecim­ento do seu trabalho, todo o esforço valeu a pena.

 ??  ?? Walter Pires e Fabrício Cardoso
Walter Pires e Fabrício Cardoso
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde