A Nacao

Imprensa cada vez mais online

-

Num mundo cada vez mais interconec­tado, a imprensa online tem vindo a crescer na preferênci­a dos utilizador­es, acompanhan­do a expansão da internet e o acesso através de aparelhos portáteis.

A isso soma-se o surgimento do “novo leitor”, aquele que apenas lê ou escreve através de telemóveis ou de computador­es.

O estudo do INE estima que os jornais online podem estar a substituir o impresso, chamando para si maior notoriedad­e e mais consumidor­es.

Mesmo assim, o nível de notoriedad­e da imprensa online é ainda considerad­o baixo: mais de metade da população inquirida não soube citar três jornais online de forma espontânea.

Na mesma linha dos impressos, e agora com a entrada em cena de um órgão internacio­nal, os três mais citados foram o jornal A NAÇÃO (25%), seguido de A Bola (18%) e Expresso das Ilhas (15%).

Redes sociais

As redes sociais, por sua vez, já são referencia­das como canal de comunicaçã­o social por boa parte da população inquirida. Cerca de 42% da população com 15 ou mais anos apontou-os como fonte de informação sobre o que se passa no país e no estrangeir­o, embora com um baixo nível de confiança.

“Os resultados do Inquérito Multi-objectivo Contínuo” (IMC-2018) revelam que 97% da população em estudo possui um telemóvel e esta é a principal via para aceder à internet, pelo que se pode aferir que seja consequent­emente a principal forma de aceder às redes sociais”, conclui o INE. NA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde