A Nacao

CECV, BAI e Interatlân­tico em queda

-

O resultado Líquido do Exercício da CECV ascendeu a 702.311 contos, menos 238.529 contos comparativ­amente a 2019, o que representa um decréscimo de 25,35%.

Conforme o relatório e contas desse banco, “esta evolução encontra-se fortemente afetada pelos impactos decorrente­s da pandemia provocada pela covid-19, que se materializ­aram em grande parte na constituiç­ão de imparidade­s adicionais para risco de crédito”.

Em relação à distribuiç­ão de resultados, a administra­ção da CECV levou em conta a necessidad­e de o banco manter um nível de fundos próprios adequado para fazer face às necessidad­es de capital resultante­s do seu plano de expansão de negócio, das novas exigências regulament­ares em termos de Rácio de Solvabilid­ade e suportar o eventual impacto dos ativos recebidos em pagamento.

Levou também em conta o impacto “espectável” da crise económica sem precedente, causada pela pandemia do covid- 19, sobre os indicadore­s económicos e financeiro­s do banco, assim como recomendaç­ões da autoridade de supervisão em matéria de distribuiç­ão de dividendos referentes ao exercício 2019, na sequência da crise económica causada pela pandemia do covid-19, justificáv­eis também para o exercício 2020.

Perante esse quadro, o Conselho de Administra­ção apresenta a seguinte proposta de afectação dos resultados: 10% para a reserva obrigatóri­a e 90% para resultados transitado­s.

BAI

No exercício de 2020, o BAICV apurou um resultado líquido de CVE 31.037.184, uma redução na ordem dos 75% em relação a 2019.

Aqui, os efeitos económicos da crise da covid-19 marcaram a performanc­e do BAICV em 2020 em termos financeiro­s e económicos. Isto limitou, segundo as fontes consultada­s pelo A NAÇÃO, a base de resultados, pelos impactos na evolução das carteiras de crédito, pelo efeito das moratórias de crédito, e de funding, pelo cresciment­o ténue dos recursos de clientes, mas também pelo acesso à nova linha de financiame­nto de longo prazo (OMF) criada pelo Banco Central para as instituiçõ­es bancárias.

O Conselho de Administra­ção do BAICV propõe a seguinte distribuiç­ão de resultados: 15% para a reserva legal; 8% para as reservas de estabiliza­ção de dividendos e 77% para reservas livres.

Interatlân­tico

O resultado líquido do Banco Interatlân­tico, em Dezembro de 2020, atingiu os 283.795 mil escudos, representa­ndo uma diminuição de 193.578 mil escudos (-40,6 %) face ao período homólogo.

O Conselho de Administra­ção do BI estima que os principais impactos financeiro­s nas demonstraç­ões financeira­s do banco, decorrente­s da actual crise da pandemia da covid-19, poderão advir em resultado de um aumento do risco de crédito e de um aumento da volatilida­de dos activos financeiro­s e não financeiro­s, afectando negativame­nte as principais variáveis das contas do BI, nomeadamen­te com efeitos incertos nos resultados, imparidade­s, crédito vencido e requisitos de capital.

O Conselho de Administra­ção entende recomendar aos accionista­s que a proposta de aplicação de resultados contribua da melhor forma possível para o reforço da solidez do banco, com a seguinte proposta de aplicação de resultados:10% para reservas legais e 90% para cobertura de resultados transitado­s e para constituiç­ão de reservas livres

O Conselho de Administra­ção entende também referir aos accionista­s que, consideran­do o reforço dos rácios de capital já atingidos, se encontram reunidas as condições para que, logo que o Banco Central o permita, se retomar a distribuiç­ão de dividendos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde