A Nacao

Jorge Tolentino chefe da Casa Civil

-

O jurista e diplomata Jorge Tolentino, que exerceu várias pastas, nomeadamen­te dos Negócios Estrangeir­os, da Defesa e da Cultura, nos três governos do PAICV, liderados por José Maria Neves (2001-2016), é o novo chefe da Casa Civil da Presidênci­a da República.

Natural de São Vicente, Jorge Tolentino, 58 anos, é formado em direito pela Universida­de de Coimbra e reside há cerca de dois anos nos EUA, em licença do Ministério dos Negócios Estrangeir­os de que é quadro superior de carreira.

Antes, nos anos noventa, trabalhou como conselheir­o jurídico do presidente António Mascarenha­s Monteiro. Tolentino é também escritor, autor de vários livros, o mais recente dos quais “Tempos de incerteza” (2016).

Jurista, diplomata sénior e uma velha amizade com JMN

O facto de ser jurista, diplomata sénior e ter trabalhado na reforma das Forças Armadas, enquanto ministro da Defesa, são razões que ditaram a escolha de José Maria Neves, além de uma velha amizade entre os dois políticos.

Note-se que, no sistema constituci­onal cabo-verdiano, as Forças Armadas e a Política Externa são dois domínios sensíveis para o Presidente da República.

No primeiro caso, por o PR ser o Comandante Supremo das FA e no segundo por ter um papel importante a nível da representa­ção do Estado no exterior. E é aqui que a questão da nomeação de embaixador­es, sobretudo os políticos, tem um peso particular na hora de escolher quem são os representa­ntes do país no exterior (ver a propósito a entrevista de JMN).

Jorge Tolentino surge, assim, como o braço direito do novo chefe de Estado, que tem ainda na sua equipa um Chefe da Casa Militar, além de vários conselheir­os e assessores.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde