A Nacao

Itelvina Reis, a rainha da trilha curta

Itelvina Reis, 19 anos, já não é uma promessa, mas sim uma certeza no panorama do atletismo nacional. Só no presente ano esta portonoven­se conquistou cinco competiçõe­s ao nível local e nacional.

- Carlos Alves

Itelvina Reis, natural do Porto Novo, Santo Antão, é já um fenómeno nacional do atletismo cabo-verdiano. Tem sido imbatível nas provas regionais de atletismo e no circuito nacional do “Cabo Verde Trail Series”.

Apesar de ter dados os seus primeiros passos no atletismo nas disciplina­s de meio fundo em pista (1500 e 3000 metros), a jovem, actualment­e, também aposta nas disciplina­s de fundo e em provas de montanha. Apenas no presente ano conquistou cinco competiçõe­s ao nível local e nacional.

Nomeadamen­te, o campeonato regional de atletismo de Santo Antão, nos 1500 metros femininos, o trail do município do Porto Novo e três etapas consecutiv­as do “Cabo Verde Trail Series”, realizadas, respectiva­mente, nas ilhas de São Nicolau, Maio e em Santiago.

Itelvina tem sido a rainha das corridas na categoria de trilha curta ou trail curto (14 km todo-o-terreno), tornando-se uma das grandes referência­s nacionais da actualidad­e nas corridas de montanha e caminhos secundário­s.

Após ter conquistad­o o São Nicolau Trail, o Maio Ocean Trail, o Santiago Ultra Trail, na agenda de desafios da atleta, seguem-se o Santo Antão Triangle Trail e o Fogo Vulcan Trail Run on Lava, para fechar circuito da “Cabo Verde Trail Series”.

A prova da “Ilha das Montanhas” está agendada para Dezembro próximo, dividida em três etapas a serem realizadas nos municípios de Porto Novo (dia 10), Paul (dia 11) e de Ribeira Grande (dia 12).

Já a competição no Fogo acontece apenas em Abril do próximo ano, ainda assim, a jovem admite que, em circunstân­cias normais, tem altas ambições na última prova do circuito na “ilha do Vulcão”.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde