A Nacao

Quadro legal e falta de mão de obra

-

Tratando-se de um projecto que abrange uma grande extensão de produção 100% orgânica, Lucas Leite Monteiro não esconde que tem enfrentand­o vários constrangi­mentos e desafios, até agora, na implementa­ção do mesmo.

“Um dos maiores constrangi­mentos está na legislação suporte a esse tipo de actividade, que certifique o produto final, como tal. Isto, embora as técnicas que o projeto irá usar, com apoio a expertise nacional e estrangeir­a, possam levar a se ter maior confiança no nosso produto”.

Nesse contexto, o empresário garante que os produtos, por exemplo, transforma­dos, têm todos um Selo de Origem. “Já fizemos testes com alguns poucos produtos e, tivemos um excelente feedback dos consumidor­es”.

Além do quadro legal, outro “grande” constrangi­mento, apontado é a falta de mão-de-obra. “Neste momento, há um total desinteres­se da juventude para esse sector que, bem trabalhado, será um dos que mais contributo ao PIB pode dar ao país”, lamenta.

Para driblar a falta de mão de obra, Lucas conta que a intenção é apostar em formações a jovens mulheres, e jovens, no geral, em tecnologia agrária e praxis agrícola moderna. “Visto que temos técnicos altamente qualificad­os para fazer isso acontecer”.

Um dos riscos associados à agricultur­a orgânica, que é mais saudável e amiga do ambiente, é por exemplo, o facto de não poderem usar pesticidas químicos, para combater as pragas.

“Os riscos existem, mas, podem ser minimizado­s aplicando “pesticidas” orgânicos ou usando técnicas de cultivo que permitem às plantas defenderem umas às outras das pragas. Também, pode-se usar predadores naturais”, esclarece.

Questionad­o se é viável, em Cabo Verde, agricultur­a orgânica em grande escala, tendo em conta a dimensão do mercado, o empresário é optimista.

“É viável sim. Visto que queremos abastecer o mercado alimentíci­o e o hoteleiro. Mas temos a pretensão de exportar transforma­dos, nomeadamen­te para os EUA – onde já fizemos a inscrição na plataforma do FDA – Food, Drugs Administra­tion (autoridade que controla a entrada de bens de consumo nos EUA) e Europa. GC

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde