A Nacao

Fim do sonho do Mundial de Qatar 2022

- Carlos Alves

Empate a uma bola entre os “Tubarões Azuis” (Cabo Verde) e as “Super Águias” (Nigéria) pôs fim ao sonho cabo-verdiano da qualificaç­ão para o “play-off” de acesso ao Mundial do Qatar 2022. Os Tubarões Azuis apontam agora as baterias ao Campeonato Africano das Nações (CAN) que arranca em Janeiro próximo, nos Camarões.

Os golos madrugador­es de Victor Osimhen, para a Nigéria, e de Ianique Stopira, para Cabo Verde, ainda nos primeiros seis muitos de jogo, definiram o resultado final de uma das partidas mais importante­s de história do futebol cabo-verdiano.

Apesar desempenho notável dos comandados de Pedro “Bubista” Brito, durante a fase de qualificaç­ão, o “onze” cabo-verdiano falhou, esta terça-feira, 16, a presença nos “play-off” ao empatar a uma bola, em Lagos, na Nigéria, no encontro da sexta e última jornada do Grupo C de qualificaç­ão para o mundial do próximo ano.

O jogo

As “Super Águias” entraram de rompante na partida e adiantaram-se no marcador logo no primeiro minuto de jogo, por intermédio do atacante do Nápoles, Victor Osimhen.

Porém, os “Tubarões Azuis” não demoraram a reagir e logo aos 5 minutos, após o canto apontado por Kenny Rocha, Stopira fez o 1-1 numa finalizaçã­o na pequena área nigeriana. Foi o segundo jogo consecutiv­o a marcar do lateral direito de 33, que já havia marcado à República Centro Africana, também na sequência de um pontapé de canto, na 5.ª jornada, em São Vicente.

Apesar da pronta resposta cabo-verdiana, o resultado não sofreu alterações até ao apito final do árbitro, embora ambas as selecções tivessem criado algumas situações de golo. Principalm­ente a Nigéria que obrigou o regressado guarda-redes, Vozinha, a aplicar-se por mais do que uma vez.

Assim sendo, este empate confirmou a Nigéria nos “play-off” como a líder do Grupo C, e pôs fim ao sonho cabo-verdiano de lutar por uma vaga no Qatar em 2022.

Com as contas da série fechadas, a Nigéria termina como a líder com 13 pontos e avança para a próxima fase, Cabo Verde (11), Libéria (6) e República Centro Africana (4).

Os Tubarões Azuis apontam agora as baterias ao Campeonato Africano das Nações (CAN) que arranca em janeiro próximo, nos Camarões. Cabo Verde está inserido no Grupo A, com o Burquina Faso, a Etiópia e os anfitriões, Camarões.

“Onzes” iniciais

Nigéria: 1. Okoye (G), 4. Ndidi, 20. Awaziem, 6. Balogun, 5. Troost-Ekong, 18. Iwobi, 15. Simon, 3. Collins, 10. Aribo, 9. Osimhen, 19. Ighalo.

Cabo Verde: 1. Vozinha (G), 2. Stopira, 3. Roberto Lopes, 4. Steven Fortes, 7. Patrick Andrade, 10. Jamiro Monteiro, 15. João Paulo, 18. Kenny Rocha, 19. Júlio Tavares, 22. Jeffrey Fortes, 20. Ryan Mendes (C).

Selecções qualificad­as para o “play-off”

Argélia (Grupo A), Tunísia (B), Nigéria (C), Camarões (D), Mali (E), Egito (F), Gana (G), Senegal (H), Marrocos (I) e RD Congo (J).

Segundo o regulament­o da Confederaç­ão Africana de Futebol (CAF), estas selecções classifica­das dos dez grupos da zona africana vão disputar um “play-off” e os cinco vencedores vão representa­r ao continente africano no mundial em 2022, no Qatar. O sorteio realizar-se no próximo dia 18 de Dezembro em Doha, no Qatar, e as eliminatór­ias, a duas mãos, acontecem em Março de 2022.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde